Visando a acessibilidade e inclusão digital, o Zoom lançou as legendas automáticas nas reuniões realizadas por usuários com contas gratuitas. A empresa está cumprindo uma promessa feita em fevereiro deste ano.

Por ora, as legendas estão disponíveis apenas em inglês, mas devem abranger mais idiomas em breve. “É importante para nós que todos possam se conectar, se comunicar e participar com sucesso usando o Zoom”, disse Theresa Larkin, gerente de marketing de produto do Zoom.

publicidade
Zoom compra startup para fazer tradução de chamadas em tempo real
Zoom adiciona legendas automáticas em contas gratuitas. Imagem: fizkes (iStock)

“Sem as ferramentas de acessibilidade adequadas, as pessoas com deficiência enfrentam enormes barreiras ao usar soluções de comunicação de vídeo”, reforçou Theresa Larkin.

Anteriormente, o Zoom havia virado alvo de críticas por não possuir ferramentas para inclusão digital, o que atrapalhou muito a comunicação de pessoas com deficiência que precisavam utilizar a plataforma de bate-papos durante a pandemia de Covid-19, onde o home office se tornou essencial para proteção e segurança das vidas.

A empresa adicionou uma transcrição ao vivo com tecnologia de inteligência artificial, porém, apenas as contas pagas tinham acesso ao recurso. Durante o ano, algumas outras ferramentas foram adicionadas com foco na acessibilidade, como, por exemplo, um suporte para leitores de tela e permissão para que mais de um vídeo fique visível, para casos onde interpretes de linguagem de sinais precisem ficar visíveis durante toda a reunião.

Leia também!

Porém, a questão das legendas automáticas levou um bom tempo para serem disponibilizas, talvez pela complexidade de adicionar um programa do gênero. Algumas empresas que utilizaram o Zoom para reuniões chegaram a utilizar aplicativos terceiros para disponibilizar as legendas ao vivo.

Créditos da imagem de destaque: ymphotos/Shutterstock

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!