A Hyundai Mobis, divisão de peças da montadora sul-coreana, desenvolveu um recurso que acaba com a necessidade da baliza — a notória manobra em marcha à ré que aterroriza jovens nos testes de autoescola. Chamado de e-corner, o módulo da Hyundai combina sistemas de direção, frenagem e suspensão e possibilita novos movimentos de esterço como girar as rodas em 90º para fazer o carro andar de forma lateral e, assim, estacionar com facilidade.

O conceito do e-corner integra tecnologias de motor, controle eletrônico de amortecedor, brake by wire e steer by wire. O sistema foi revelado pela primeira vez em 2018 durante a CES, em Las Vegas, e elimina a necessidade de um chassi tradicional com motor central, conferindo aos veículos elétricos recursos de tração 4×4.

Desde lá, o módulo e-corner da Hyundai foi redesenhado e aperfeiçoado para aplicações práticas. A fabricante coreana também desenvolveu uma centralina (ECU, na sigla em inglês) para controlar separadamente as rodas e concluiu os testes funcionais do novo sistema.

Módulo permite flexibilidade no desenho do carro

Um dos aspectos que chamam a atenção no conceito da Hyundai é que ele não exige conexão mecânica entre as peças. Isso pode mudar drasticamente a maneira como um veículo pode ser projetado, uma vez que fornece maior flexibilidade para modificar a plataforma ou alterar o design da porta e o tamanho do carro. Também facilita a aplicação em veículos para serviços específicos, como ambulâncias.

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Vale ressaltar que a Hyundai não é a única montadora a experimentar com sistemas de esterçamento alternativos. O novo Hummer, da General Motors, possui um sistema de direção nas quatro rodas que permite ao veículo se mover de forma diagonal em linha reta. Elon Musk também confirmou que o Cybertruck terá direção traseira, diz o bilionário, “para que possa fazer curvas fechadas e manobrar com alta agilidade.”

Até 2023, a Hyundai Mobis planeja construir uma base para skate que incluirá quatro módulos e-corner. Após a conclusão da plataforma, a empresa irá combiná-la com a tecnologia de direção autônoma com o objetivo de fornecer uma solução de mobilidade para veículos PBV (Purpose-Built Vehicles, na sigla em inglês) em 2025. PBVs são carros autônomos que permitirão ao passageiro se locomover sem a necessidade de um motorista.

Via Autoevolution

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