O astronauta alemão Mathias Maurer, integrante da missão Crew-3, será a 600ª pessoa a viajar ao espaço, segundo informa a agência espacial europeia (ESA). A missão, operada pela SpaceX, levará quatro astronautas a bordo da nova nave Crew Dragon para a Estação Espacial Internacional (ISS) no Dia das Bruxas (vulgo “Halloween”, em 31 de outubro de 2021).

Leia também

publicidade

Maurer é um dos quatro passageiros da nave – recentemente batizada “Endurance” -, que ficarão hospedados na ISS, substituindo outros quatro viajantes que retornarão à Terra: Robert Kimbrough, Megan McArthur (Nasa), Akihiko Hoshide (Jaxa) e Thomas Pesquet (ESA) devem voltar para casa depois de pouco mais de seis meses lá em cima. Vale lembrar que Maurer foi treinado como suplente de Pesquet, caso o francês não pudesse comparecer à missão anterior – a Crew-2, lançada em abril deste ano.

Foto mostra o astronauta Matthias Maurer, da missão Crew-3, junto de seus companheiros de voo Thomas Marshburn, Raja Chari e Kayla Barron
Matthias Maurer (esq.) viajará em direção à ISS junto de seus companheiros de missão. Da esquerda para a direita, junto dele, temos Thomas Marshburn, Raja Chari e Kayla Barron (Imagem: Nasa/Divulgação)

Junto do astronauta alemão, estarão na Crew-3 Raja Chari, Thomas Marshburn e Kayla Barron (Nasa). Destes, apenas Marshburn tem experiências anteriores de voo ao espaço (é a terceira viagem dele).

“Eu na verdade ofereci a posição à Kayla, porque ela e eu viajaremos juntos [na nave], mas eu dei a sorte de pegar o número redondo”, disse Maurer a alguns jornalistas presentes na sua chegada ao Kennedy Space Center, estrutura da Nasa localizada na Flórida. “Mas tudo bem, todos nós vamos nos divertir no espaço”.

Esse tipo de numeração não tem nenhuma atribuição prática, embora o método para designá-la seja relativamente específico: é a posição onde você vai sentar dentro de uma espaçonave que define qual será o seu número.

Ironicamente, o astronauta norte-americano Thomas Marshburn quase esteve em uma posição similar à de Maurer: durante seu primeiro voo, em 2009, o estadunidense passou perto de ser o 500º astronauta no espaço – o posto, porém, acabou indo para outro viajante – Chris Cassidy – com base onde ele se sentou no ônibus espacial Endeavour.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!