Recentemente, a SpaceX compartilhou uma vídeo curto de 90 segundos com o título “Gateway to Mars” no Twitter, para mostrar o desenvolvimento e teste dos protótipos da Starship. A ideia é divulgar o quanto a empresa está avançando para concretizar o sonho de uma espaçonave reutilizável de grande porte capaz de missões inéditas, como a ida até Marte, por exemplo

As imagens revelam vários takes do foguete com detalhes de sua estrutura e momentos de testes do lançamento, só que sem o “detalhe” das explosões massivas: em mais de uma ocasião, os protótipos não sobreviveram à viagem de volta. Isso porque pousaram rápido demais, colidindo contra o solo ou acabaram explodindo no ar.

publicidade

Vale lembrar que a SpaceX já percorre um longo caminho quando o assunto é tecnologia espacial, tanto que em maio, o quinto protótipo em escala real da Starship – chamado SN15 –  conseguiu pousar com sucesso.

Depois de trabalhar por meses, a empresa começou a instalação da torre (apelidada de Mechazilla) que irá capturar tanto a Starship quanto seu propulsor no retorno. Na semana passada, o primeiro protótipo de classe orbital, o SN20, acendeu pela primeira vez seus motores durante um teste de disparo estático, sem sair do solo.

A ocasião preparou o cenário para o primeiro voo de teste orbital, que deve ocorrer nos próximos meses. A data exata ainda não foi definida, mas a Federal Aviation Administration (FAA, órgão que regulamenta a indústria aeroespacial nos EUA) informou que está concluindo a sua avaliação ambiental necessária antes que o teste ocorra.

Leia mais:

Fonte: Futurism

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!