Nesta quarta-feira (27), a Secretaria de Saúde do estado de São Paulo divulgou que o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina da Covid-19 da Oxford/AstraZeneca passou de 12 para oito semanas. 

De acordo com a Agência Brasil, com isso, cerca de 400 mil pessoas estão aptas a tomar a segunda dose desse imunizante e completar o ciclo vacinal.

publicidade
Logo da AstraZeneca com uma amostra de vacina contra a Covid-19
São Paulo reduz intervalo entre as doses da vacina da AstraZeneca após definição do Ministério da Saúde. Imagem: Radowitz/Shutterstock

São Paulo já distribuiu a última remessa de doses para os municípios do estado, permitindo a antecipação, que foi definida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde.

Entre os elegíveis para tomar a segunda dose da vacina, estão adultos entre 18 e 24 anos de idade. Além deles, são esperadas cerca de 1 milhão de pessoas que não compareceram aos postos para tomar a segunda dose da vacina da AstraZeneca na data programada. 

publicidade

Leia mais:

Em SP, 4 milhões estão com a segunda dose atrasada

Segundo o governo de São Paulo, ao todo, 4 milhões de pessoas não completaram o ciclo vacinal depois do intervalo recomendado. Além dos que tomaram a vacina da AstraZeneca, 2,1 milhões de pessoas só tomaram a primeira dose da Pfizer, que teve o intervalo reduzido de 2 para 3 meses. Outras 915 mil pessoas ainda precisam receber a segunda dose da CoronaVac.

publicidade

No Brasil todo, já se somam mais de 18 milhões de atrasados. Segundo o Ministério da Saúde, o resultado é preocupante – mesmo considerando que, na última semana, este número caiu 10%, baixando de 20 milhões de pessoas cuja segunda dose da vacina estava atrasada, para os atuais 18 milhões.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!