A nova geração de chipsets baseados na arquitetura ARM deve ter um salto considerável em processamento gráfico. De acordo com Ian Bratt, diretor do setor de machine learning da ARM, as GPUs dos carros-chefes lançados em 2022 devem ter aprimoramento de 30% em relação ao chip Mali-G710m disponível na atual geração de processadores.

De acordo com o executivo, além do salto de 30% no desenvolvimento de gráficos, as novas GPUs baseadas em ARM terão um sistema de aprendizado de máquina que também garantirá um poder de computação 35% superior aos modelos atuais.

publicidade

De acordo com a ARM, em parceria com a MediaTek e a Tencent Games, a nova geração de GPUs contará com recursos como Ray Tracing para smartphones, aproximando ainda mais os gráficos mobile das demais plataformas de jogos. Ainda de acordo com a empresa, no futuro, esta tecnologia poderá ser portada para outros ecossistemas.

Leia mais:

ARM em laptops

A chegada dos Apple M1 Pro e M1 Max  também mostrou o salto tecnológico dos processadores baseados em arquitetura ARM para computadores, cujos gráficos integrados já confrontam laptops e até mesmo desktops topo de linha baseados em X86.

A nova geração do MacBook Pro tem desempenho quatro vezes superior ao M1 original. De acordo com testes, enquanto o M1 original tinha 8 núcleos de GPU, o M1 Pro tem 16 e o M1 Max tem 32, cuja interface de GPU pode funcionar em até 1.296 MHz. A Apple ainda dobra a capacidade das GPUs quando o assunto é interface de memória, utilizando um subsistema LPDDR5 de 512 bits, que deve dar ao M1 Max uma largura de banda de 408 GB/S.

Considerando que este desempenho é atingido por um processador baseado em arquitetura ARM, até então utilizada para finalidades mais básicas e para dispositivos mobile, o desempenho dos novos Apple M1 marca uma nova era para os hardwares, tornando a nova linha de MacBook Pro líder em desempenho para laptops e um dos principais dispositivos quando o assunto são computadores em geral.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!