A Saab anunciou a previsão de entrega de quatro novos caças Gripen E, as aeronaves de guerra desenvolvidas em parceria entre o Brasil e Suécia, para as forças armadas brasileiras em novembro deste ano.

A entrega irá totalizar nove versões operantes do avião caça no mundo, com cinco deles no espaço aéreo brasileiro. A fabricante também afirma que está pronta para realizar a produção em massa da aeronave militar a partir de 2022.

publicidade

Até então, uma unidade do Gripen E estava estacionada na base da Força Aérea de Malmen, em Linköping, na Suécia, e a outra aqui mesmo, no Centro de Testes de Voo do Gripen (GFTC), no complexo da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo.

“A parte crítica do programa está mais ou menos completa”, afirma Mikael Olsson, líder de verificação e testes de voo. “Agora estamos focando na verificação e declaração para alcançar Certificados Militares, desenvolvimento tático contínuo e atividades para a conclusão do sistema completo de armas.”

publicidade

Grupo possui produção de mais 30 unidades do Gripen E

Gripen E decolando do aeroporto e levantando água
Gripen E fazendo teste do trem d’água no complexo da Embraer, em Gavião Peixoto/SP (Imagem: Divulgação/Saab)

O projeto militar euro-sul-americano está encaminhado para produção em massa, com mais 30 unidades a caminho dos compradores até o ano que vem. A produção corresponde a 1/3 das encomendas totais de fabricação do Gripen E em Linköping, operando com cerca de 1000 funcionários do Brasil e da Suécia.

“Percorremos um longo caminho e estabelecemos um processo de produção maduro em um intervalo de tempo muito curto“, afirma o líder de produção da SAAB, Matti Olsson. “Todas as nossas experiências anteriores, nosso uso de tecnologia de produção inovadora, processos e métodos padronizados, incluindo nossa equipe profissional, resultarão em uma escala de produção total no próximo ano.”

publicidade

A aeronave participou das suas primeiras demonstrações ao público comercial em 26 de agosto desse ano, no evento aeronáutico Kaivopuisto Airshow, na Finlândia. No Brasil, o Gripen E realizou seu teste inaugural ainda no ano passado.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!