Quem viveu entre meados dos anos 80 e 90 certamente se lembra da sensação: acordar cedo no domingo, ligar a “telinha” e acompanhar com os dedos cruzados mais uma corrida de Fórmula 1, torcendo não só por uma vitória de nosso maior piloto, Ayrton Senna, como também por mais uma amostra de seu talento nas pistas.

‘Senna Sempre’, a mais recente expansão dos excelentes jogo de corrida ‘Horizon Chase’ e ‘Horizon Chase Turbo’, da brasileira Aquiris, tem como objetivo reviver esse sentimento e celebrar o legado do ídolo. Disponível em todas as plataformas onde os jogos estão disponíveis, incluindo smartphones Android e iOS, a expansão adiciona bastante conteúdo: são 15 novas pistas baseadas em circuitos reais da Fórmula 1, dois modos de jogo, 18 equipes, 34 carros e novas músicas.

publicidade

Os modos de jogo são o Carreira e o Campeonato Mundial. No primeiro, dividido em cinco etapas, você segue a carreira de Senna desde sua estreia na F1, correndo pelas mesmas equipes. Entre as corridas, irá relembrar grandes momentos de sua trajetória.

No modo Carreira, você irá relembrar os grandes feitos de Ayrton Senna. Imagem: Aquiris

Como o jogo não tem uma licença da FIA (Federação Internacional de Automobilismo, que detém os direitos sobre a Fórmula 1), você corre em versões “genéricas” das equipes pelas quais Senna correu: a Toleman virou Thunder, a Lotus é a Sakura, McLaren é a McKeena, e por aí vai.

publicidade

Pelo mesmo motivo, os pilotos também são genéricos: Nelson Piquet é Nilson Pereira, Gerhard Berger é Gerald Bergson, Riccardo Patrese é Ricardo Trapese, etc. Só faltou o lendário G.Ceara, o quase invencível piloto do primeiro ‘Super Monaco GP’ no Mega Drive, ele mesmo uma versão genérica de Ayrton Senna.

Resultados de corrida em Senna Sempre
Resultados de uma corrida mostram pilotos e equipes “genéricos”. Faltou o G.Ceara, mas… o que o Allejo está fazendo ali? Imagem: Aquiris

Já no Campeonato Mundial você tem liberdade para escolher carro e piloto em busca de seu próprio tricampeonato. São três temporadas (Estreante, Desafiante e Lenda) com um total de 27 corridas. 

publicidade

Em qualquer um dos modos, você pode jogar com uma visão em primeira pessoa, algo inédito em ‘Horizon Chase’ e que deixa o jogo com ainda mais cara de ‘Super Monaco GP’. Não há boxes ou dano nos carros em caso de batidas, mas você precisa se preocupar com combustível (disponível em galões perto do grid de largada) e escolher uma estratégia antes de cada corrida, valorizando controle, aceleração ou combustível.

publicidade

Por padrão você tem três “nitro” por corrida, que lhe dão um impulso momentâneo, sendo possível pegar mais um em pontos específicos da pista. Geralmente do lado oposto do combustível, fazendo você ter de escolher entre um ou outro.

Só não espere a jogabilidade de um verdadeiro simulador: por design, Senna Sempre está mais para ‘Virtua Racing’ do que para ‘F1 2021‘, com corridas rápidas e cheias de adrenalina. A chave para a vitória é a escolha do carro e estratégia certa para cada corrida.

Os adversários também podem usar nitro para fugir de você, tenha cuidado! Imagem: Rafael Rigues / Olhar Digital

Por cerca de R$ 30 pela versão digital (sem contar ‘Horizon Chase Turbo’) em suas várias plataformas, ‘Senna Sempre’ é um ótimo negócio. Além de divertido e instrutivo, o jogo também tem um caráter social: parte da renda arrecadada vai para o Instituto Ayrton Senna, que visa ampliar as oportunidades de crianças e jovens brasileiros através da educação.

Agora me dêem licença, que depois de jogar bateu uma vontade danada de rever o Grande Prêmio de Mônaco de 1984, quando Senna se tornou o “Rei da Chuva”. Que corrida, meus amigos. Que corrida.

A expansão ‘Senna Sempre’ de ‘Horizon Chase Turbo’ foi analisada nas versões para Android e Nintendo Switch, esta última com código gentilmente cedido pela Aquiris Game Studio.