A Microsoft atualizou os PowerToys – a plataforma de recursos avançados do Windows – que incluem novos recursos e adequa a interface das aplicações a experiência de usuário do Windows 11. As novas funcionalidades estarão disponíveis a partir da versão 0.49 do PowerToys GitHub da Microsoft.

O PowerToys é uma plataforma de conjuntos utilitários que desbloqueia recursos avançados no Windows para programadores e usuários high end. Entre as mudanças, a ferramenta inclui novas opções para controle de energia do dispositivo, atalhos para copiar códigos hexadecimais de cores, atalhos para renomear aplicativos etc.

Novos recursos no Windows 11

Com a chegada do Windows 11, a Microsoft incluiu um atalho para mutar videoconferências, uma nova interface para PowerRename – ferramenta que renomeia arquivos em massa -, além do inédito Find My Mouse – recurso que aprimora a busca pelo cursor do mouse em sua área de trabalho.

De acordo com a Microsoft, o grande destaque está no silenciador de videoconferências em que o usuário pode vincular o recurso a um atalho qualquer do teclado, desativando simultaneamente tanto o microfone quanto a webcam do dispositivo. A empresa planejava que este fosse um recurso nativo do Windows 11 e, no futuro, é possível que o vejamos para todos os usuários.

publicidade

A outra novidade é o recurso Find My Mouse que aprimora o suporte integrado do sistema operacional para localizar o seu cursor na tela. Ao apertar duas vezes a tecla CTRL, a tela do usuário escurecerá para destacar onde o ícone do mouse está com um holofote. Vale lembrar que estas ferramentas são pensadas para usuários avançados que utilizam tarefas avançada no Windows e provavelmente utilizam mais de uma tela para trabalhar, o que justifica o recurso.

Leia mais

Ative o PowerToys no Windows

Para ter acesso ao PowerToys, o usuário precisa acessar a página da Microsoft no GitHub, procurar a lista de versões estáveis da ferramenta e efetuar o download do instalador. Em seguida, basta executar o arquivo e seguir as instruções da tela.

Requisitos

De acordo com a Microsoft, o PowerToys (v0.37.0 e posterior) requer Windows 10 v1903 (18362) ou versões posteriores. No caso do Windows 11, o novo sistema operacional pode ser atualizado gratuitamente por proprietários do Windows 10, mas não funcionará em qualquer dispositivo. Entenda.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!