A mudança de nome do Facebook para Meta tem causado um certo rebuliço nas redes sociais e virou uma espécie de piada “mortal” em Israel. Porém, nada grave. É tudo porque, em hebraico, a palavra “meta” soa como a palavra usada para “morta”.

As piadas sobre essa mudança ganharam peso em boa parte na rede social “rival” Twitter. Dentre imagens que apareceram junto à hashtag #FacebookDead, havia posts com o símbolo da rede social de Mark Zuckerberg gravado em túmulos dentro de um cemitério.

publicidade

Em outro post, uma usuária do Twitter fez a ligação da palavra Meta, com seu significado de “morta”, e o símbolo adotado pela empresa de Zuck, que remete ao símbolo de “infinito”. Logo, às vésperas do Halloween (31/10) a escolha pode não ter sido a melhor para uma rede social que, de repente, acabe “conhecendo a eternidade da vida após a morte”.

Meta
O símbolo que antecede a palavra “Meta” remete ao símbolo do infinito – Imagem: Reprodução/Facebook

O novo nome Meta faz parte de um movimento de reformulação de marca do Facebook e foi anunciado por Mark Zuckerberg durante o Facebook Connect da última quinta-feira (28). É um movimento semelhante àquele feito pelo Google em 2015, quando criou a Alphabet para gerenciar as empresas da gigante das buscas.

publicidade

A empresa que administra as plataformas das redes sociais Facebook e Instagram, além do WhatsApp, será o elo entre diferentes plataformas e ferramentas. Seu nome Meta já vinha sendo bastante especulado graças a Zuckerberg e seu “metaverso”, imaginado para criar versões digitais dos usuários (incluindo empresas), promovendo diversos tipos de interação entre eles.

Risos canadenses

Além das piadas em Israel, a mudança de nome do Facebook gerou risos de um tipo diferente em uma empresa canadense de materiais industriais menos conhecida. O preço das ações da Meta Materials subiu em um aparente caso de identidade equivocada.

publicidade

A Reuters informou que as ações da Meta Materials, com sede na Nova Escócia, saltaram 6% na abertura de negociações na Nasdaq na sexta-feira (29/10), após um aumento de 26% nas negociações no fechamento da bolsa. Já as ações do Facebook subiram 1,6%.

Leia mais:

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Com informações da BBC Brasil.

Imagem: Book Catalog/Flickr/CC BY 2.0