Veículos e Tecnologia

Assista: motor transparente permite ver o que acontece dentro dele quando está funcionando

Por Ronnie Mancuzo, editado por André Lucena
01/11/21 11h31, atualizada em 01/11/21 12h00
Cena do motor transparente em funcionamento

O pessoal do canal TROdesigns, no YouTube, substituiu o cilindro de um motor Honda XR75 quatro tempos de 1977 por uma versão transparente e colocou em funcionamento, filmando em resolução 4K com super câmera lenta. Resultado: foi possível ver tudo o que acontece dentro dessa máquina ancestral, o motor a explosão, capaz de transformar líquidos inflamáveis em força útil de trabalho.

As cenas são impressionantes, nos brindando com imagens altamente detalhadas do processo de combustão da gasolina. Os cursos de admissão, compressão, potência e escape são todos claramente visíveis, com a válvula e o pistão em pleno movimento.

Podemos ver até as chamas dentro do cilindro, assim como o sopro do escapamento no curso final do ciclo. Há detalhes das gotas da carga de combustível/ar dentro do motor de motocicleta, o tempo de ignição e os anéis do pistão trabalhando na vedação contra as paredes transparentes do cilindro. Confira:

Vendo cada faísca

O pistão do motor, apesar de original, teve as rebarbas tratadas e polidas para minimizar o desgaste com as paredes do cilindro transparente ao subir e descer. Em motores de quatro tempos, os gases completam um ciclo termodinâmico a cada duas voltas do eixo. Neste caso, para um pistão, ocorre admissão e compressão numa volta e transferência de calor na volta seguinte.

Os cuidados visaram maximizar o tempo de funcionamento da máquina. Além disso, o cilindro de acrílico foi alongado, com sua taxa de compressão diminuindo de 9,5: 1 para 8,7: 1. Já os anéis do pistão foram usinados, feitos de Teflon, também visando redução de atrito.

A sequência do vídeo mostra a usinagem dos anéis de pistão, a instalação do anel do pistão e do conjunto do motor, a limpeza e a instalação do cilindro do motor. Em seguida, vem o teste de compressão, o motor em funcionamento (e a parte desse funcionamento em super câmera lenta). Nessa hora, é possível ver a válvula abrindo e as explosões com muitos detalhes. Magnífico!

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.

Deixe sua opinião
Sugeridos pra você
Tags