O designer industrial russo Andrew Fabishevskiy desenvolveu um conceito para uma moto elétrica com jeitão de Lunar Rover que seria capaz de andar na superfície da Lua.

O modelo é inspirado no automóvel que participou das missões espaciais Apollo 15, 16 e 17, e se baseia na estrutura em treliça para comportar os componentes essenciais, como motor, trem de força e bateria. O revestimento não tem material especificado, mas teria o logotipo da Nasa nas laterais.

moto tardigrado em solo lunar
Design é inspirado na Lunar Rover da Nasa (Imagem: Divulgação/Hookie Co.)

Fabishevskiy afirma que a ideia nasceu em um desafio do Instagram, ainda em 2020. O designer criou a projeção em três dimensões da moto, que chamou a atenção da Hookie Co, uma empresa de design especializada em motocicletas localizada em Dresden, Alemanha.

“Eles sugeriram uma colaboração para a construção do projeto na vida real”, afirma Fabishevskiy ao Space.com. O projeto foi batizado de “Tardigrade” (ou Tardigrada, em português), e recebe o nome do filo de animais microscópicos capazes de aguentar o zero absoluto — e, logo, sobreviver no espaço.

publicidade
tardigrado microscópico
Inspiração da moto é capaz de sobreviver ao espaço (Imagem: Divulgação/Hookie Co.)

Tardigrada faria rally na Lua à 15 km/h

A moto que promete ser capaz de andar na Lua foi exibida pela primeira vez na exposição ADV:Overland, realizada no Museu Automotivo de Petersen, na Califórnia, Estados Unidos.

Apesar de ser uma prova de conceito, a Hookie Co. garante que o design é funcional — pelo menos, na Terra, já que, por razões óbvias, não foi testado em solo lunar ou condições análogas.

Moto seria usada para transporte de aparatos em solo lunar (Imagem: Divulgação/Hookie Co.)

Segundo os montadores, a moto Tardigrada possui 0,9 m de altura e 2,6 m de comprimento, com uma estrutura de aço que pesa 134 kg. Sua velocidade máxima não é alta — 15 km/h, feito para um rally espacial bem devagar. A bateria tem autonomia para 110 km de rodagem.

“Uma combinação de materiais ultraleves e pneus intercambiáveis sem par permitem que a tripulação espacial enfrente qualquer obstáculo na sua missão”, afirma a empresa em seu site. “Era uma visão com barreiras. Mas nós as ultrapassamos.”

Embora tenha recebido investimentos para a produção da Tardigrada, a empresa não informou se existem planos ou acordos com a Nasa negociando uma voltinha da moto na Lua — nem sequer na Terra. A Hookie Co não anunciou se o conceito possui previsão de uma produção em massa ou faixa de preço.

Imagem: Divulgação/Hookie Co.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!