Um novo estudo sobre relacionamentos apontou que homens sentem mais dor emocional com problemas de relacionamento em comparação com as mulheres. A pesquisa teve como base a primeira análise de big data sobre problemas de relacionamento.

O objetivo dos pesquisadores da Universidade Lancaster, no Reino Unido, foi criar uma espécie de mapa de problemas de relacionamento. O foco do estudo era nas principais questões experimentadas por casais, principalmente os que não procuram aconselhamento profissional.

Melhora da base de dados

Segundo a autora principal do estudo, Charlotte Entwistle, muito do que se sabe sobre problemas de relacionamento vem de estudos baseados em terapia de casal. Contudo, isso reduz bastante o número de casais estudados, já que o nicho de pessoas que fazem terapia de casal é bem pequeno.

Entwistle defende que os casais que procuram esse tipo de ajuda profissional precisam ter tempo, dinheiro e grande motivação para tratar seus problemas conjugais. Porém, ela e sua equipe querem entender os problemas do “mundo real”, que são vivenciados pelo público em geral.

publicidade

Estudo amplo

Para concluir que os homens sentem mais os problemas de relacionamento do que as mulheres, a equipe analisou as características demográficas e psicológicas de mais de 184.000 pessoas. Esses voluntários postaram seus problemas de relacionamento em um fórum online anônimo.

Com base nessas informações, a equipe de Entwistle conseguiu mapear quais são os problemas de relacionamento mais comuns. Em primeiro lugar, estão falhas na comunicação do casal, com uma em cada cinco pessoas alegando ter dificuldades em discutir sobre seus problemas.

Em seguida, vieram as questões relacionadas à confiança dentro dos relacionamentos. Uma em cada oito pessoas têm algum grau de desconfiança em relação ao parceiro ou parceira.

Falso estigma

Imagem mostra um soldado sentado em um sofá, com as mãos segurando o rosto em tom de tristeza, simbolizando a depressão
Segundo os pesquisadores, os homens sentem mais os problemas em seus relacionamentos. Imagem: Motortion Films/Shutterstock

Segundo Ryan Bold, um dos pesquisadores da equipe de Entwistle, o estudo ajuda a tirar dos homens o estigma de que não se envolvem emocionalmente em relacionamentos. Ele também defende que os homens são socialmente pressionados a não compartilhar seus sentimentos.

Leia mais:

Ao contrário do esperado, os homens têm maior facilidade em falar sobre um coração partido do que as mulheres. Além disso, eles também são mais propensos a buscar ajuda online para resolver problemas de relacionamento do que as mulheres.

Em contrapartida, as mulheres tinham a tendência de identificar com maior facilidade quais eram os problemas dos relacionamentos. Além disso, elas eram mais propensas a considerar a possibilidade da terapia de casais e buscar esse tipo de abordagem.

Via: Medical Xpress

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!