Vídeos

Moto elétrica na Lua? Conheça o conceito que promete facilitar o transporte de astronautas

02/11/21 20h53
O vídeo está sendo carregado - aguarde...

O designer industrial russo Andrew Fabishevskiy desenvolveu um conceito para uma moto elétrica com jeitão de Lunar Rover que seria capaz de andar na superfície da Lua.

O modelo é inspirado no automóvel que participou das missões espaciais Apollo 15, 16 e 17, e se baseia na estrutura em treliça para comportar os componentes essenciais, como motor, trem de força e bateria. O revestimento não tem material especificado, mas teria o logotipo da Nasa nas laterais.

Segundo o criador do veículo, a ideia nasceu em um desafio do Instagram, ainda em 2020. O designer criou a projeção em três dimensões da moto, que chamou a atenção da Hookie Co, uma empresa de design especializada em motocicletas localizada em Dresden, Alemanha.

O projeto ganhou o nome de “Tardigrade” – ou Tardigrada, em português. Trata-se de uma referência aos animais microscópicos capazes de aguentar o zero absoluto — e, assim, sobreviver no espaço.

A moto tem uma estrutura de aço que pesa 134 kg e é capaz de atingir a velocidade de apenas 15 km/h. A bateria tem autonomia para 110 km de rodagem.

Uma combinação de materiais ultraleves e pneus intercambiáveis prometem permitir que a tripulação espacial enfrente qualquer obstáculo na sua missão.

Embora tenha recebido investimentos para a produção da Tardigrada, a empresa não informou se existem planos ou acordos com a Nasa negociando uma voltinha da moto na Lua — nem sequer na Terra.

A Hookie Co também não revelou se o conceito tem previsão de produção em massa ou um preço definido.

Deixe sua opinião
Tags