Construída pelo projetista britânico Alex Animashaun, a Tuck Bike é uma bicicleta dobrável ultracompacta que fornece um recurso único: rodas que a encolhem às dimensões de uma mala de viagem.

A ideia do engenheiro, que anteriormente trabalhou para a Jaguar Land Rover e uma startup automotiva do Quênia, veio de uma inquietação quase banal.

“Estava voltando para Nairóbi, no Quênia, pensando em todas as bicicletas dobráveis que vi e [pensei] por que elas têm essas rodinhas pequeninas?”, explicou Animashaun, em entrevista ao site Cycling Weekly. “Percebi então que elas têm rodas pequenas para que sejam dobradas e encaixadas num pacote menor. A roda é o último item indivisível na bicicleta e, portanto, o limite. Pensei então: e se você pudesse dobrar a roda [maior]?”

Animashaun anunciou, então, a bicicleta dobrável em 2017 e, desde aí, vem desenvolvendo diversos ajustes ao protótipo. O desenho final da Tuck Bike é a versão atualizada de um modelo apresentado em março do ano passado e construído com rodas de 28 polegadas (71,2 cm).

publicidade
Criador da Tuck Bike, Alex Animashaun
Alex Animashaun com sua criação (Tuck Bike/Divulgação)

(Só um parêntesis: “Tuck” quer dizer literalmente enfiar, porque as rodas dobradas são enfiadas na carenagem como uma camisa é enfiada para dentro da calça; mas certamente vai ganhar uma tradução mais elegante se chegar ao Brasil.)

Qual é o segredo?

As rodas da bicicleta ultracompacta são formadas por seis tubos de fibra de carbono que se dividem em três segmentos — como “três fatias de pizza”, compara a empresa. Cada segmento pode ser empilhado de forma conjunta rente ao cubo da Tuck Bike somente por desenroscar as travas que os conectam. De acordo com Animashaun, os segmentos não correm risco de se soltar e, “quando estão juntos, são ainda mais fortes”.

Há ainda outros dois modos de dobramento: o Curtsy (“curtinho”), em que o ciclista pode dobrar o guidão para guardar o veículo em espaços estreitos, e o Quickie (“rapidinho”), que leva apenas cinco segundos, e implica dobrar a estrutura do veículo ao meio. O modo “completo”, chamado de Full Monty, vale ressaltar, diminui a bicicleta para as dimensões de uma bagagem: 65 x 40 x 86 cm, ou melhor, o suficiente para guardá-la debaixo de uma escrivaninha.

Pesando 13,6 quilos, o corpo da Tuck Bike é formado inteiramente de alumínio, com freios a disco Tektro e rodízios integrados — ou seja, o ciclista consegue ainda mover o veículo quando as rodas estão dobradas.

De acordo com Animashaun, as rodas da sua bicicleta ultracompacta foram projetadas e testadas para atender aos mais altos padrões de segurança da indústria, tendo sido certificadas pela ISO 4210-7. A bicicleta dobrável Tuck Bike pode ser vendida em dois tamanhos — médio e grande — e os primeiros financiadores podem comprá-la por US$ 1.695 (cerca de R$ 9.480) em uma campanha no Kickstarter. A entrega é prevista para outubro de 2022.

Via Auto Evolution e Cycling Weekly

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!