Uma equipe de astrônomos liderados por Raffaele Pascale, pesquisador do Observatório Astronômico de Bolonha e docente da Universidade de Bolonha, na Itália, está analisando uma galáxia extremamente pobre em metais, conhecida como DDO 68. Os resultados do estudo, apresentados em um artigo publicado no fim do mês passado no servidor de pré-impressão arXiv, detalham a origem e a natureza dessa peculiar galáxia.

DDO 68, uma galáxia anã irregular, é também conhecida como UGC 5340 e fica a uma distância de cerca de 41,2 milhões de anos-luz da Terra. Tem uma baixa quantidade média de oxigênio e é uma das galáxias anãs mais pobres em metais conhecidas até hoje. Sua metalicidade significativamente reduzida é estranha à luz de sua massa estelar total relativamente grande (117 milhões de massas solares) e luminosidade.

publicidade
Imagem mostra análise estrutural da galáxia anã DDO 68. Crédito: Pascale et al., 2021.

Excentricidade da galáxia anã DDO 68 já foi estudada anteriormente

Observações anteriores apontavam que DDO 68 tem uma forma incomum. Ela apresenta um componente estelar grande, brilhante e distorcido, apelidado de “cauda cometária”, emergindo da borda sudeste de seu corpo principal. 

Além disso, tem uma estrutura arredondada ao norte, a chamada “cabeça cometária”. Os astrônomos descobriram que DDO 68 é, de fato, composta de dois sistemas distintos: o corpo principal DDO 68 A (incluindo a cabeça do “cometa”) e um satélite interrompido DDO 68 B, sendo atualmente agregado pelo DDO 68 A e produzindo a cauda cometária.

publicidade

Galáxias com baixa metalicidade são de especial importância para os astrônomos, pois podem fornecer informações cruciais sobre a evolução química de estrelas e processos astrofísicos que ocorrem no universo primitivo.

De acordo com o site Phys, os pesquisadores realizaram simulações hidrodinâmicas de N corpos com DDO 68 com o objetivo de reproduzir a maioria das observações estruturais e cinemáticas dessa galáxia obtidas nos últimos anos.

publicidade

Leia mais:

“Apresentamos simulações hidrodinâmicas de N-body de última geração, capazes de explicar a maioria das peculiaridades observadas no DDO 68”, disseram os cientistas.

publicidade

O modelo de N-body reproduziu várias características conhecidas de DDO 68, principalmente a forma muito assimétrica e perturbada da galáxia, a distribuição geral do hidrogênio atômico neutro (HI) e seu campo de velocidade, a estrutura estelar semelhante a um arco a oeste, bem como o fluxo estelar com baixo brilho na superfície observado ao norte.

Com base nas simulações, os astrônomos descobriram que essa galáxia é provavelmente o resultado da interação entre três sistemas, ou seja: uma galáxia dominante, DDO 68, com uma massa dinâmica a um nível de 10 bilhões de massas solares, e duas galáxias satélites menores – com massas de cerca de 0,05 e 0,0067 vezes a massa da principal.

Dessa forma, os pesquisadores concluíram que as irregularidades observadas em todo o complexo não são devidas a uma interação com um companheiro menor, como o corpo DDO 68 C, e são, provavelmente, o resultado de múltiplos acúmulos de sistemas menores.

“De acordo com simulações cosmológicas, não é surpreendente que galáxias como DDO 68 possam hospedar galáxias satélites de massa menor. Na verdade, galáxias anãs isoladas ou em ambientes de baixa densidade seriam menos suscetíveis a potenciais interações perturbadoras, como aquelas que galáxias anãs de mesma massa, mas perto de hospedeiros mais massivos, experimentariam”, explicaram os autores.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!