A vacina Covaxin, produzida na Índia pela Bharat Biotech, conseguiu a autorização de uso emergencial da Organização Mundial da Saúde (OMS) nesta quarta-feira (3). Com isso, o imunizante pode ser usado na iniciativa Covax e pessoas imunizadas com o produto podem entrar em países que liberaram a entrada de estrangeiros baseados na cartilha da agência, como é o caso dos Estados Unidos.

Segundo a OMS, a conclusão da comissão técnica do órgão é de que os benefícios superam com tranquilidade os riscos do imunizante e que ele atende aos critérios de qualidade exigidos pelas autoridades.

“Essa decisão de uso de emergência amplia a disponibilidade de vacinas, a ferramenta mais eficaz de que dispomos para acabar com a pandemia”, disse Mariângela Simão, diretora-geral assistente para o acesso a medicamentos e produtos de saúde.

Com a aprovação, a Covaxin passa a ser a oitava vacina contra a Covid-19 autorizada pela OMS. O imunizante foi desenvolvido pela Bharat Biotech em parceria com o Conselho Indiano para Investigação Médica, o órgão máximo de pesquisa do governo.

publicidade

Vacina indiana Covaxin liberada

A liberação da OMS sofreu um atraso pois o grupo consultivo exigiu mais esclarecimentos da farmacêutica. Após todas as respostas, a avaliação final foi feita e a vacina autorizada com o cronograma de duas doses, com intervalo de quatro semanas entre cada uma delas para pessoas com mais de 18 anos.

Leia mais:

De acordo com a OMS, a vacina Covaxin é de fácil armazenamento, o que facilita a aplicação em países que possuem uma estrutura médica reduzida. Contra casos graves, o imunizante registrou 78% de eficácia.

Na Índia, a aplicação começou em janeiro, antes da conclusão da fase 3 de testes, o que causou preocupação das autoridades. Mais de 110 milhões de doses do imunizante foram usadas no país até o momento.

No Brasil, a Covaxin foi alvo de polêmica durante a CPI da Covid-19. Um contrato de compra assinado pelo Governo Federal está sendo investigado por supostas irregularidades na aquisição do produto, que não chegou a ser usado por aqui.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!