O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) anunciou nesta terça-feira (2) que apoia a aplicação imediata da vacina da Pfizer em crianças com mais de 5 anos de idade. A declaração foi feita pela diretora da entidade, Rochelle Walensky.

Na sexta-feira (29), a agência reguladora norte-americana Food and Drugs Administration (FDA) já havia concedido autorização para uso emergencial do imunizante no público infantil. Faltava então apenas a aprovação do CDC para que essa faixa etária fosse imunizada.

publicidade

“Sabemos que milhões de pais estão ansiosos para vacinar seus filhos e, com essa decisão, recomendamos agora que cerca de 28 milhões de crianças recebam uma vacina contra a covid-19”, disse a diretora do CDC no comunicado.

Uma polêmica em torno da liberação da vacina da Pfizer em crianças se deu por conta de casos raros de miocardite, principalmente em homens jovens. No entanto, segundo o órgão, os benefícios superaram os riscos, que são extremamente baixos.

publicidade

Vacina da Pfizer em crianças

Os EUA vivenciaram um aumento das internações de crianças com Covid-19, o que torna ainda mais necessária a vacinação desse grupo. A FDA autorizou a aplicação de uma dose de 10 microgramas em crianças pequenas. A dose original, dada àqueles com 12 anos ou mais, é de 30 microgramas.

“O programa de vacinação se intensificará nos próximos dias e estará em pleno funcionamento durante a semana de 8 de novembro. Os pais poderão levar seus filhos a milhares de farmácias, consultórios de pediatria, escolas e outros locais para serem vacinados”, disse o presidente Joe Biden.

publicidade

Leia mais:

Em testes, a vacina da Pfizer contra a Covid-19 registrou uma eficácia de 90,7% em crianças de 5 a 11 anos. A pesquisa foi feita com 2.268 crianças. As doses foram o equivalente a 1/3 da quantidade administrada em adultos. Uma parte do grupo recebeu placebo.

publicidade

Os resultados mostram que apenas três crianças que tomaram a vacina da Pfizer testaram positivo para Covid-19, contra 16 do grupo do placebo. Isso mostra que o imunizante é altamente eficaz no grupo.

A Pfizer informou recentemente que vai pedir autorização de uso emergencial da vacina em crianças para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!