A Fiat foi alvo de uma campanha negativa organizada por influenciadores digitais na tarde desta quarta-feira (3). A montadora recebeu mais de 28 mil dislikes no vídeo de lançamento do novo carro da marca, o Pulse, que foi transmitido há cerca de duas semanas no YouTube.

No momento da redação da matéria, o vídeo contava com cerca de 175 mil visualizações. Porém, diferente dos dislikes, o número de likes é relativamente baixo, estando na casa de 3.100. Ou seja, o número de impressões negativas é quase dez vezes maior do que o de impressões positivas.

Retaliação pela demissão de Maurício Souza

Mensagens com o mesmo texto dão a entender que se trata de uma ação coordenada. Crédito: YouTube/Reprodução

Nos comentários do vídeo, uma série de usuários do YouTube se mostram insatisfeitos com a Fiat. O descontentamento é reflexo da demissão do jogador de vôlei Maurício Souza, que foi desligado do Minas Tênis Clube no último dia 27 de outubro por conta de posts homofóbicos.

A Fiat, que é patrocinadora da equipe mineira, foi uma das impulsionadoras da demissão do atleta junto com a produtora de aço Gerdau. As duas empresas foram bastante pressionadas nas redes sociais para cobrar a demissão do atleta, o que foi feito posteriormente.

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Porém, a decisão da marca gerou reações negativas de políticos e influenciadores da direita. O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) pediu um boicote à Fiat e à Gerdau na última quinta-feira (28). Os apoiadores de Maurício dizem que o atleta foi demitido por “crime de opinião”.

Relembre o caso

Há cerca de três semanas, o jogador de vôlei Maurício Souza fez uma postagem em seu Instagram reclamando do fato de o personagem Jon Kent, da DC Comics, ser bissexual. Jon, que é filho de Clark Kent, será o novo Superman da DC.

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Parte da opinião pública considerou a posição de Maurício homofóbica, tornando o jogador centro de uma polêmica. O Minas Tênis Clube, cobrou uma retratação, que foi feita na conta do jogador no Twitter, que tinha apenas 52 seguidores, contra mais de 200 mil no Instagram.

Pouco depois, o atleta foi demitido, por pressão de patrocinadores. Porém, desde então, os números de Maurício Souza no Instagram não param de crescer. O atleta saiu de pouco mais de 200 mil seguidores no início da polêmica para 2,7 milhões em apenas uma semana.

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