A Nasa divulgou que o veículo de exploração terrestre Curiosity conseguiu identificar moléculas correspondentes à matéria orgânica em Marte, um fato inédito até agora. E isso ocorreu por causa de um acidente!

O rover apresentou um problema de funcionamento: durante o percurso na região conhecida como “Cordilheira Vera Ridge”, o veículo coletou uma amostra de solo, mas ao em vez de largar o material dentro de um recipiente vazio, o Curiosity largou a amostra em um contêiner cheio de reagentes químicos.

publicidade

Quando os cientistas da Nasa analisaram as moléculas liberadas pela reação dos materiais, descobriram um material orgânico que nenhuma outra agência no mundo havia descoberto até agora.

A equipe não esperava que a amostra fosse rica em qualquer material orgânico, considerando que a radiação solar e os raios cósmicos avançam na superfície de Marte quase sem impedimento

publicidade

Mas foram identificados ácido benzóico e amônia, dois marcadores moleculares que podem ser indicativos da presença de assinaturas biológicas.

Essa “matéria orgânica” não necessariamente implica em encontrar sinais de vida, mas pode ser um caminho até ela.

publicidade

Vale lembrar, que, além dos rovers Perseverance e Curiosity , a Nasa também aguarda o lançamento da missão ExoMars 2022, coordenada e operada pela agência espacial europeia e que vai levar não apenas um novo rover, mas também vai instalar uma plataforma de pouso russa no planeta vermelho.

A união desses esforços científicos deve desvendar muitos mistérios sobre à evolução de Marte, e quem sabe finalmente descobrir se um dia o planeta conseguiu abrigar vida antes de se tornar o deserto gigantesco que conhecemos.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!