Uma das formas encontradas pelas delegacias de polícia nos Estados Unidos para coibir a disputa de “pegas” — corridas ilegais em vias públicas que põem em risco a vida de condutores e pedestres — é inscrever viaturas em provas de arrancada para competir com os corredores e, assim, deixá-los fora das ruas.

Em uma destas provas recentes, um policial do condado de Jefferson — o Estado específico não é referenciado no carro — alinhou na pista seu Ford Explorer Interceptor para competir com um quadriciclo e os resultados foram surpreendentes. O ATV (ou “all-terrain vehicle”, como é chamado em inglês) completou o percurso de ¼ de milha em 15s890 (15 segundos e 890 milésimos) a 114 km/h, enquanto o Ford Explorer fez 16s003 a 139,7 km/h.

publicidade
Disputa de arrancada nos EUA com viatura da polícia e quadriciclo
Quadriciclo venceu viatura de polícia por 0s1 em corrida de arrancada (Reprodução/Wheels/YouTube)

A batalha, porém, foi acirrada. Tanto a viatura da polícia como o quadriciclo largaram bem e dividiram a liderança do páreo ao longo do percurso. Nos metros finais, no entanto, o ATV ultrapassou o Ford Explorer e fechou a prova com uma folga de 0s1. O feito ainda é mais impressionante considerando que a velocidade média do quadriciclo foi bem abaixo do SUV crossover do policial.

SUV policial alcança 400 cavalos de potência

Responsável pela exibição da corrida de arrancada, o canal Wheels, do YouTube, não divulgou a ficha técnica do evento, então não é possível identificar a pista nem os nomes dos pilotos da viatura de polícia e do quadriciclo.

Sabe-se, porém, que o Explorer Interceptor (o nome oficial é “Ford Police Interceptor Unity” ou “Unidade Policial Interceptadora da Ford”), fabricado pela Ford especialmente para a polícia dos EUA, vem com sistema de tração 4×4 e motor V6 biturbo de 3 litros com 400 cavalos de potência. Segundo a fabricante americana, isso permite ao SUV intermediário pular de zero a 100 km/h em 5s5. Já a velocidade máxima é de 236,8 km/h.

Em relação ao quadriciclo, não há informações sobre a marca ou modelo. Vale ressaltar, no entanto, que os ATVs podem ser boas máquinas na arrancada graças ao peso leve, baixo centro de gravidade e alta potência — geralmente emprestada de motores de motocicletas.

Via Autoevolution

Crédito da imagem: Reprodução/Wheels/YouTube

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!