Os pesquisadores revelaram uma estratégia para gerar vacinas contra a Covid-19 que podem resistir a novas cepas virais emergentes no futuro. Um estudo liderado pelo Garvan Institute of Medical Research descobriu um guia para o desenvolvimento de vacinas que previnem o coronavírus de infectar células humanas e que são mais resistentes a cepas virais em evolução.

Os principais critérios para anticorpos gerados por futuras vacinas são direcionar regiões da superfície viral do SARS-CoV-2 que provavelmente não sofrerão mutação e também compartilhar características importantes que viram que poderiam bloquear o vírus de infectar células humanas.

publicidade

Portanto, a equipe descobriu que a imunização com proteínas de superfície de vírus relacionados, como o SARS-CoV-1, o vírus responsável pela epidemia em 2003, gerou anticorpos que atendiam a esses critérios.

Imagem: Monstar Studio – Shutterstock

“As vacinas contra a Covid-19 atuais, que têm como alvo a proteína spike SARS-CoV-2, são altamente eficazes na redução da gravidade da doença e na redução da transmissão. Variantes futuras cepas, que surgirão devido à disseminação em massa do vírus, podem escapar da estratégia atual”, explicou o autor sênior Professor Chris Goodnow.

publicidade

Os pesquisadores também começaram a identificar anticorpos que não apenas se ligam ao vírus, mas também podem bloquear sua entrada nas células. Eles analisaram milhares de células B produtoras de anticorpos individuais e identificaram um subconjunto raro desses anticorpos ‘classe 4’ que eram capazes de neutralizar o vírus da Covid-19.

“Agora sabemos o que procurar em uma resposta de anticorpos. Nosso objetivo com esta pesquisa é ajudar a desenvolver uma vacina que não precise de atualização e que possa levar a um melhor controle da Covid-19”, concluiu o estudo.

publicidade

Leia mais:

Fonte: Medical Xpress

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!