O Reino Unido é o primeiro país do mundo a aprovar a pílula da Merk contra a Covid-19. O medicamento pode ser tomado em casa e combate infecções leves da doença. O foco é em pessoas mais vulneráveis e imunodeprimidos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (4).

“Hoje é um dia histórico para nosso país, porque o Reino Unido é agora o primeiro país do mundo a aprovar um antiviral contra a COVID-19 que pode ser tomado em casa”, afirmou o ministro da Saúde do país, Sajid Javid, em um comunicado.

publicidade

Com o nome de Lagevrio, a pílula contra a Covid-19 é produzida pelo laboratório americano Merck Sharp & Dohme (MSD). Durante seu desenvolvimento, o medicamento foi chamado de molnupiravir. Esse é o primeiro antiviral de uso oral que combate a doença.

Testes com pílula contra a Covid-19

Os resultados mostram que o medicamento tomado nos primeiros cinco dias de sintomas da doença é capaz de reduzir as hospitalizações e mortes em 48%. De acordo com os dados da farmacêutica, a pesquisa acompanhou 775 adultos com Covid-19 em seus estágios iniciais e risco de desenvolver sintomas mais graves por conta de pelo menos uma comorbidade. Metade do grupo recebeu o comprimido enquanto a outra metade tomou placebo.

publicidade

Entre os que receberam o medicamento, 7,3% precisam de hospitalização após o agravamento da doença. Enquanto no grupo que não tomou o remédio, foram 14,1% os hospitalizados. Além disso, não foram registradas mortes no grupo com o medicamento e na parcela de controle foram 8 óbitos.

Leia mais:

publicidade

“Tratamentos antivirais que podem ser tomados em casa para manter as pessoas com Covid-19 fora do hospital são extremamente necessários”, disse Wendy Holman, CEO da Ridgeback, empresa do ramo de remédios que também atuou nas pesquisas.

O Molnupiravir interfere com uma enzima durante sua ação. Essa enzima é usada pelo vírus da Covid-19 para copiar o código genético e se reproduzir. O remédio basicamente atrapalha essa reprodução.

publicidade

Não há informações sobre efeitos colaterais. A empresa informou apenas que o grupo que tomou placebo teve ligeiramente mais sintomas do que quem recebeu o remédio.

Medicamento pode ser fabricado no Brasil

Aqui no Brasil a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está negociando com a Merck Sharp and Dohme para produzir a pílula contra a Covid-19. Segundo o jornal Folha de S.Paulo, os termos do acordo ainda estão sendo discutidos pelos laboratórios envolvidos. A Fiocruz ainda precisa estudar com o Ministério da Saúde a demanda para esse medicamento.

O Ministério da Saúde ainda aguarda o aval da Anvisa sobre o remédio para avaliar se o Molnupiravir vai ser disponibilizado pelo SUS. Os estudos de fase três estão em andamento, inclusive no Brasil.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!