Os grupos do Facebook vão mudar bastante. Nesta quinta-feira (4), a rede social anunciou uma série de novidades para os administradores durante o Communities Summit, incluindo novas ferramentas de edição e até um modelo de assinaturas pagas.

A primeira mudança é visual. Uma nova atualização vai trazer recursos de personalização para os administradores. Vai ser possível tornar os grupos ainda mais diferentes uns dos outros, alterando desde a aparência das mensagens de saudação, até planos de fundos, fontes, emblemas e outros formatos.

Além disso, os administradores podem selecionar quais funcionalidades vão estar ativas naquele ambiente e quais não. Isso depende das intenções e do tema do grupo. O exemplo citado no anúncio são as abas de perguntas e respostas que em alguns tipos de grupo que tiram dúvidas isso pode ser necessário, mas em outros não.

Imagem: Facebook

Também vai ser possível adicionar uma mensagem de saudação que vai explicar as regras do grupo para um novo usuário. Sempre que uma nova conta foi adicionada aquele ambiente, ela vai visualizar automaticamente a mensagem. Atualmente, é comum que os administradores precisem fixar esses tópicos.

publicidade

Ainda dentro das novidades, vai passar a ser possível fixar anúncios no topo dos grupos do Facebook com horários de lives e outras questões. Isso fica a critério dos administradores, assim como selos de recompensas que podem ser enviados para os usuários dependendo das atitudes como “Perspicaz”, “Divertido”, “Informativo” ou “Relevante”.

Imagem: Facebook

Grupos pagos do Facebook

Dentro dos grupos vai passar a existir também subgrupos, que podem ser criados por um tempo específico e regiões pré-determinadas para discutir outros temas sem bagunçar a timeline principal. É nesses grupos derivados é onde vai ser possível adicionar sistemas de assinaturas no Facebook.

Ou seja, é possível criar um grupo (dentro de outro grupo) que só pode ser acessado por usuários que pagam uma assinatura. O exemplo usado na apresentação fala de aulas de música, mentoria e outros temas. Durante os testes, os administradores receberão os ganhos das assinaturas menos as taxas da app store e do Google e os impostos aplicáveis, mas o Facebook diz que não vai cortar a receita neste momento.

Imagem: Facebook

Leia mais!

“Grupos e comunidades no Facebook serão uma parte importante dessa visão. Nada supera estarmos juntos. Mas quando não podemos ficar juntos pessoalmente, o metaverso nos ajudará a nos aproximar ainda mais de sentir aquela sensação de uma conexão pessoal”, explicou o CEO, Mark Zuckerberg.

“Portanto, estamos focados em construir pontes de nossos aplicativos em telas 2D para experiências virtuais mais envolventes. O Facebook e seus grupos serão fundamentais para isso. É por isso que estou feliz por estar aqui para ajudar a dar início a esta celebração das comunidades”, completou ainda. As novidades devem chegar aos grupos da rede social nas próximas semanas. Alguns recursos vão entrar em testes apenas no iOS.

Via Techcrunch

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.