Um videogame canônico da saga ‘Matrix’ já havia explicado a ausência do Morpheus como conhecemos no próximo filme da franquia criada por Lilly e Lana Wachowski. Nos três primeiros filmes, o personagem foi interpretado por Laurence Fishburne. Agora, em ‘Resurrections’, o papel ficou com Yahya Abdul-Mateen II.

Agora, foi a vez do novato explicar que o Morpheus que interpreta não é o mesmo personagem de Fishburne. Em entrevista à revista britânica GQ, Abdul-Mateen II insistiu que são pessoas diferentes, apesar de xarás (e de usarem o mesmo figurino).

publicidade

Leia mais:

“Vai fazer sentido quando for lançado”, explicou o ator. Ele ainda comentou que não encontrou o antecessor enquanto gravava o filme, mas deseja conversar com Laurence eventualmente. O ator que fez o Morpheus antigo chegou a dar uma entrevista, há alguns meses, afirmando não saber porque não foi chamado.

Durante a conversa de Yahya Abdul-Mateen II à GQ, o repórter chegou a mencionar o jogo canônico. O RPG multiplayer online ‘The Matrix Online’ serve como continuação oficial da trilogia, e funcionou de 2005 a 2009, com a bênção de Lana e sua irmã caçula Lilly, que não está envolvida no novo projeto. Nele, as máquinas se recusam a dar os restos mortais de Neo a Morpheus,.

Laurence Fishburne como Morpheus em 'Matrix'
Laurence Fishburne interpretou Morpheus na trilogia original de ‘Matrix’. Imagem: Warner Bros./Divulgação

Ele, então, começa a praticar ataques terroristas coordenados, revelando partes da Matrix para a humanidade. As ações levam as pessoas que ainda estão vivendo a simulação à histeria. Morpheus planta uma bomba de código e depois passa a ser perseguido por um programa chamado Assassin. Ele escapa, mas acaba sofrendo uma emboscada e, aparentemente, morre de um ferimento a bala.

A morte causou muito debate entre os jogadores, já que havia a possibilidade de uma “saída de emergência”. Por outro lado, o Assassin usou balas com código de eliminação. Só que Morpheus já havia mandado uma mensagem para as pessoas libertadas da Matrix, dizendo que “desapareceria”. Além disso, seus restos mortais também não foram recuperados.

Como Morpheus foi o único personagem antigo reformulado, com Neo/Thomas Anderson seguindo como papel de Keanu Reeves e Trinity interpretada por Carrie-Anne Moss, os fãs se perguntam o motivo da mudança e criam diversas teorias. Alguns suspeitam de uma encarnação mais jovem ou até um novo programa criado para enganar e manipular Neo.

De todo modo, o trailer contém imagens que lembram o treinamento do capitão da nave Nabucodonosor treinando Neo em lutas e até entregando a pílula. Não custa lembrar que o novo filme da franquia criada pelas irmãs Wachowski se chama ‘Resurrections’. Literalmente, “ressureições”.

Além de Reeves e Moss, ‘Matrix Resurrections’ tem os retornos de Lambert Wilson como Merovingian e Jada Pinkett-Smith como Niobe. Os novatos são, além do já citado, Jessica Henwick, Neil Patrick Harris, Priyanka Chopra, Jonathan Groff, Christina Ricci, Toby Onwumere, Max Riemelt, Erendira Ibarra, Brian J. Smith, Andrew Caldwell, Ellen Hollman e Thelma Hopkins.

Além de dirigir, Lana Wachowski escreveu o roteiro de ‘Matrix Resurrections’, junto a Aleksandar Hemon e David Mitchell. Ele também é uma das produtoras, com Grant Hill e James McTeigue. O quarto episódio da franquia vai estrear no Brasil no dia 16 de dezembro, nos cinemas.

Via: ScreenRant

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.