O Google lançou nesta sexta-feira (5) uma nova opção de voz para o Google Assistente no Brasil. A partir de agora, além da voz feminina já disponível desde a chegada da ferramenta ao país, os brasileiros também poderão contar com fala masculina, mas que por aqui será representada por uma cor.

O Google Assistente chegou oficialmente ao Brasil, falando nosso idioma, em 2017, trazendo o concorrente para a Siri da Apple e Cortana da Microsoft. Desde então a voz que sai do alto-falante dos smartphones, celulares com KaiOS, caixas de som inteligentes, telas smart e outros dispositivos compatíveis, é feminina.

publicidade

Leia também

Google Assistente com opções de voz no Brasil (Imagem: reprodução)
Google Assistente com opções de voz no Brasil (Imagem: reprodução)

A partir desta semana os usuários que estão no Brasil e querem o Google Assistente falando nosso idioma, poderão receber as dicas e respostas para comandos de voz com fala masculina.

“O objetivo do Assistente é ser uma ferramenta personalizada, e isso significa permitir que as pessoas possam escolher a voz mais adequada para elas. Por isso, é importante poder oferecer uma nova voz para conversar e ajudá-las a realizar as suas tarefas no dia a dia”, diz Maia Mau, head de marketing do Google Assistente na América Latina.

Como mudar a voz do Google Assistente no Brasil

Se você está curioso para ver o resultado, ou quer experimentar uma nova voz no Google Assistente, basta abrir o programa no celular ou chamar o comando “OK Google” e falar “mudar a voz do Assistente”.

No lugar de masculina e feminina, o gigante das buscas escolheu ilustrar as duas opções que vão aparecer com cores. No teste que fiz aqui, a fala já utilizada pela ferramenta apareceu em vermelho e a nova foi colorida em laranja. A empresa afirma que esta combinação não é a mesma para todos, podendo inverter para uns – em uma taxa de 50% da população com uma ordem e o restante com outra.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!