O CEO da Tesla e a pessoa mais rica do mundo, Elon Musk, tweetou uma pesquisa no sábado, perguntando a seus quase 63 milhões de seguidores no Twitter se ele deveria vender 10% de suas ações da montadora, aparentemente para pagar mais impostos. Quando a pesquisa foi encerrada no domingo à tarde, 57,9 por cento dos mais de 3,5 milhões de participantes votaram “sim” e 42,1 por cento votaram “não”.

“Ultimamente, muito se fala em ganhos não realizados serem um meio de evasão fiscal, então proponho vender 10% de minhas ações da Tesla”, Musk tuitou no sábado. Ele disse em um tweet subsequente que obedeceria aos resultados da pesquisa “de qualquer maneira”.

publicidade

Musk havia criticado veementemente a proposta de tributar os ganhos não realizados em ativos negociados publicamente para alguns dos americanos mais ricos. De acordo com a proposta do senador democrata Ron Wyden, se os ativos aumentassem de valor, mesmo que a pessoa não os vendesse, a pessoa teria que pagar impostos sobre o ganho não realizado. Isso basicamente acabaria com a brecha fiscal que permite aos bilionários adiar indefinidamente os impostos sobre ganhos de capital, ao mesmo tempo em que podem tomar empréstimos com base nessa riqueza.

“Eventualmente, eles ficam sem dinheiro de outras pessoas e então eles vêm atrás de você”, Musk tuitou em outubro, em resposta a um tuíte expressando preocupações sobre a proposta.

Wyden respondeu à ideia de Musk, tweetando no sábado: “Se o homem mais rico do mundo paga ou não algum imposto, não deve depender dos resultados de uma pesquisa do Twitter, é hora do imposto de renda dos bilionários”.

Idéia de vender ações não é nova

Sábado também não foi a primeira vez que Musk lançou a ideia de vender algumas ações da Tesla. Musk disse à jornalista Kara Swisher na Code Conference em setembro que planejava vender uma grande parte de suas opções de ações da Tesla antes que expirassem. “Tenho um monte de opções (de ações) que estão expirando no início do próximo ano, então esse é um grande bloco de opções que venderemos no quarto trimestre”, disse ele.

Swisher perguntou se ele estava surpreso com o quanto as ações da Tesla haviam subido. “Fui oficialmente declarado e disse que acho o preço das ações (da Tesla) muito alto, na minha opinião”, acrescentou Musk mais tarde. “O que eu deveria fazer? Não sou eu quem está fazendo isso subir”.

O jornalista da ProPublica Jesse Eisinger apontou no Twitter que o terceiro tweet no tópico de sábado de Musk “Observe, eu não recebo salário em dinheiro ou bônus de qualquer lugar. Eu só tenho ações, portanto, a única maneira de pagar impostos pessoalmente é vender ações ” pareceu confirmar a reportagem do site de notícias sobre como os ultra-ricos evitam pagar imposto de renda.

“Obrigado por confirmar nossa história: que, para os ultra-ricos, os impostos de renda são essencialmente voluntários”, twittou Eisinger, observando que Musk havia anteriormente chamado a história de “enganosa”.

Musk ainda não fez comentários sobre os resultados da pesquisa.

Leia mais:

Via: The Verge

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!