A agência espacial norte-americana (Nasa) reajustou novamente as datas de retorno da tripulação da missão Crew-2, que está completando seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS), e lançamento da Crew-3, que irá substituí-la.

A mudança acabou invertendo a ordem dos eventos e algumas tradições não poderão ser mantidas. A tripulação da Crew-2 embarcará na cápsula Endeavour e iniciará sua jornada de retorno à Terra às 13h45 desta segunda-feira (8), horário de Brasília, e o pouso deve acontecer às 0h33 da terça-feira (9).

Já a partida da Crew-3 na cápsula Endurance, a bordo de um foguete Falcon 9 da SpaceX, está programada para as 23h03 desta quarta-feira (10). Ambos os eventos serão transmitidos ao vivo pela Nasa em seu site, seu app e em seu canal no YouTube, o Nasa TV.

Astronautas da Crew-2, usando trajes espaciais, treinam a bordo de uma cápsula Crew Dragon
Astronautas da Crew-2 treinam para a missão a bordo de uma Crew Dragon. Da esquerda para a direita: Thomas Pesquet, Megan McArthur, Shane Kimbrough e Akihiko Hoshide

Com a inversão, a tradicional cerimônia onde as equipes se encontram na ISS e uma “passa o bastão” para a outra não irá acontecer. Além disso, durante alguns dias, os EUA serão minoria na estação: até a chegada da Crew-3 na quinta-feira (11) haverá apenas um astronauta norte-americano, Mark Vande Hei, a bordo, além de dois cosmonautas russos, Anton Shkaplerov e Pyotr Dubrov.

publicidade

Crew-3 já sofreu múltiplos adiamentos

A partida da Crew-3 já foi adiada várias vezes. Originalmente estava programada para 31 de Outubro, mas foi adiada até 3 de novembro numa tentativa de corrigir um defeito no banheiro da Endurance. Infelizmente, a correção proposta pela SpaceX não foi aprovada pela Nasa, o que significa que os astronautas terão que usar fraldas durante a viagem até a ISS.

Depois, o lançamento foi adiado para o dia 6 devido a um “problema médico” de natureza não explicada com um tripulante não identificado. Mau tempo forçou novamente o adiamento para o dia 8, e a decisão de trazer a tripulação da Crew-2 antes levou a este novo adiamento, desta vez para o dia 10.

Leia mais:

Saiba quem são os astronautas das duas missões

A tripulação da missão Crew-2 é composta pelos norte-americanos Shane Kimbrough e Megan McArthur (ambos da Nasa), pelo japonês Akihiko Hoshide (da agência espacial japonesa, Jaxa) e pelo francês Thomas Pesquet, da agência espacial europeia (ESA). Todos são “veteranos” do espaço: esta foi a segunda missão de McArthur e Pesquet, e a terceira de Kimbrough e Hoshide.

Em contraste à tripulação da Crew-2, a Crew-3 é composta por novatos: os norte-americanos Raja Chari, e Kayla Barron, ambos da Nasa, e o alemão Matthias Maurer, da ESA, farão seu primeiro voo. O único membro experiente é o também norte-americano Thomas Marshburn, que já visitou a ISS duas outras vezes: uma a bordo do ônibus espacial Endeavour durante a missão STS-127, em 2009, e outra viajando em uma cápsula russa Soyuz durante a Expedição 34/35, em 2012.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!