Um novo estudo apresentado na Reunião Científica Anual do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI) mostrou que a maioria das mulheres grávidas com alergia à penicilina que foram testadas não eram alérgicas e podiam tolerar a penicilina durante o trabalho de parto.
Nos Estados Unidos, 9 em cada 10 pessoas que acreditam que são alérgicas à penicilina, quando na verdade, não são. Além disso, os antibióticos não são tão eficazes quanto a penicilina e então, seu uso pode aumentar a resistência aos antibióticos.
“Das 32 mulheres grávidas que avaliamos, 25 fizeram testes cutâneos para alergia à penicilina e todas foram negativas”, contou Benjamin Wang, autor do estudo. De acordo com ele, oito das 25 pacientes tiveram gravidez sem complicações e não tiveram necessidade de penicilina durante a gravidez.
Leia mais:
- Poluição do ar prejudica a fertilidade masculina, segundo estudo
- Médico suspeito de deformar nariz é afastado de hospitais em SP
- Universitários se medicam de forma indevida e mais vezes quando estão sozinhos
Enquanto isso, duas das mulheres grávidas receberam antibióticos antes da conclusão do desafio oral graduado por causa de lacerações cutâneas inesperadas relacionadas ao parto. “Treze testaram positivo para o Grupo B Strep (GBS) e foram submetidos a testes cutâneos e um desafio oral, seguido de receber penicilina durante o trabalho de parto”, disse Wang.
Apenas as mulheres grávidas com teste positivo ou que precisaram de penicilina foram submetidas a um desafio de amoxicilina oral. Isso porque a GBS é um tipo de bactéria que às vezes é encontrada em mulheres grávidas, sendo que geralmente não causa problemas de saúde, mas pode ser prejudicial aos recém-nascidos.
“O teste de alergia à penicilina é importante para qualquer pessoa que recebeu um rótulo de alergia à penicilina quando criança e ainda o carrega quando adulto”, comentou a alergista Mariana Castells. Ela concluiu que isso ajuda a prescrever o medicamento certo.
Fonte: Medical Xpress
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!