O helicóptero Ingenuity completou seu 15º voo na superfície de Marte. O voo aconteceu às 13h22 (horário de Brasília) do último sábado (6), mas só foi confirmado na noite desta segunda-feira (8) em um tuíte no perfil do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa (JPL), responsável pelas operações da aeronave.

Segundo o JPL, o Ingenuity percorreu 406 metros em 128,8 segundos, e pousou dentro da àrea esperada. Engenheiros aproveitaram a oportunidade para capturar imagens de “interesse científico”, que serão processadas em breve.

publicidade

O Ingenuity está pronto para começar a jornada de volta ao “aeródromo” de onde decolou pela primeira vez, o “Wright Brothers Field”, próximo ao “Octavia E. Butler Landing Site”, local onde ele e o rover Perseverance pousaram em fevereiro deste ano.

Leia mais:

O helicóptero irá se juntar ao Perseverance na jornada para o norte ao longo da borda leste de uma região conhecida como Séítah, antes de viajar para o oeste para chegar ao antigo delta do rio Jezero. Para isto, a equipe do Ingenuity está planejando uma série de 4 a 7 voos para retornar ao Wright Brothers Field. Ao longo do caminho, os engenheiros consideram a preparação de uma atualização de software de voo para o helicóptero, o que potencialmente habilitará novos recursos de navegação a bordo e melhor preparará o Ingenuity para os desafios futuros.

Desde seu pouso, a aeronave já percorreu 2.883 metros sobre o terreno marciano, 477% acima da distância para a qual foi originalmente projetado. O helicóptero foi criado como uma “demonstração de tecnologia” para provar ser possível voar em Marte com uma aeronave a rotor, e após cumprir com sucesso os 5 voos originalmente programados, ganhou nova vida como auxiliar do Perseverance na exploração do planeta vermelho.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!