O personagem Garibaldo, da “Vila Sésamo”, entrou no centro de uma polêmica com ativistas antivacinas nos Estados Unidos nesta segunda-feira (8). O personagem foi atacado por políticos influentes, como o senador texano Ted Cruz, por ter dito que tomou a vacina contra a Covid-19.

A informação de que Garibaldo tomou a vacina foi dada por meio de uma conta oficial do personagem no Twitter no último sábado (6). A conta brincou dizendo que o grande pássaro amarelo estava com a “asa um pouco dolorida”, mas que a vacinação era importante para manter a todos saudáveis.

Propaganda para crianças

Porém, a vacinação de um personagem fictício da TV gerou alguma controvérsia no meio conservador dos Estados Unidos. O senador republicano Ted Cruz, que perdeu as prévias do partido para Donald Trump em 2016, fez um tuíte bastante raivoso em resposta à vacinação do Garibaldo.

Segundo o político, trata-se de uma propaganda do governo direcionada a crianças. Mas essa não foi a única manifestação de Cruz sobre o tema.

publicidade

Durante o fim de semana, o senador fez uma série de tuítes criticando o fato de um pássaro gigante ter tuitado que tomou uma vacina que se mostrou eficaz em campanhas de ao redor do mundo.

Lavagem cerebral

Porém, o político não foi o único do meio conservador a tecer críticas ao fato de um personagem infantil ter dito que apoiava que as pessoas tomassem a vacina contra a Covid-19. A comentarista da Fox News, Lisa Boothe, também usou o Twitter para comentar o caso.

Segundo ela, o tuíte do Garibaldo fez uma espécie de lavagem cerebral em crianças, que, segundo ela, “não correm risco de [contrair] Covid-19”. Outros políticos, porém, apoiaram o fato de um personagem tão popular estar apoiando a vacinação. Entre eles, está o presidente, Joe Biden.

Campanha da Casa Branca

A conta oficial da presidência dos Estados Unidos declarou que: “Ser vacinado é a melhor maneira de manter a segurança de toda a sua vizinhança”.

A interação entre o Garibaldo e o presidente estadunidense é parte de uma campanha da Casa Branca na promoção da vacinação de crianças entre cinco e 11 anos. A imunização deste público foi aprovada pela FDA e pelo CDC recentemente e deve ajudar a frear a pandemia no país.

Leia mais:

Esta, porém, não é a primeira vez que a Vila Sésamo e seus personagens usam seu espaço para promover as vacinas. Em 1972, ano de estreia do programa, o Garibaldo participou de um segmento promovendo vacinas.

Via: Futurism

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!