A Nvidia anunciou hoje as inteligências artificiais Drive Concierge e Drive Chauffeur, que agirão como piloto automático do sistema Orin desenvolvido pela fabricante de semicondutores. As novas IAs, que inauguram a entrada da empresa no setor de automóveis, foram anunciadas na conferência GTC, junto a inauguração da plataforma autônoma, Drive Hyperion 8.

Para o Drive Concierge, a NVidia está redirecionando a inteligência artificial para ser capaz de dirigir por voz — quase como se você pedisse à Siri para fazer a baliza. É um assistente capaz de operar tanto funções associadas a telefone, como fazer uma ligação ou pesquisa, quanto capaz de dirigir sozinho.

O Drive Concierge não tomará as decisões pensando apenas no trânsito, mas também, do motorista: as câmeras internas do carro avaliam se precisa tomar uma ação, caso, por exemplo, seu nível de atenção ao trânsito esteja afetado. Nesse caso, a IA não só vai impedir você de cometer erros, como te estimular a fazer uma pausa.

Os carros com este sistema-em-um-chip também lembrarão o usuário caso esqueceu bolsa, celular ou carteira nos bancos de trás e, o que é mais impressionante, permite até que o motorista saia do carro enquanto a IA estaciona sozinho.

publicidade

Chip da Nvidia fará 254 trilhões de operações por segundo

Segundo a NVidia, o SoC Orin conseguirá fazer 254 trilhões de operações por segundo, constituindo a rede neural profunda responsável pelo estabelecimento de um piloto automático com nível 3 de direção autônoma.

No entanto, essa potência de processamento também estará destinada ao Drive Chauffeur, o sistema exclusivo de assistente de trânsito. Interagindo em conjunto com o Concierge, o outro auxiliar fará projeções 3D da estrada enquanto opera de maneira autônoma, e faz avaliações de risco durante a viagem.

Os planos da Nvidia são de que os veículos que estrearem o Orin venham com 2 chips, por questões de segurança. A estreia do sistema na estrada está prevista para 2024. Volvo e Mercedes-Benz anunciaram interesse no componente.

Imagem: Divulgação/Nvidia

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.