Os celulares se tornaram quase que uma extensão do corpo humano, sendo utilizados para grande parte das tarefas cotidianas, como pagar contas, falar com amigos e família, assistir séries e vídeos, além da interação nas redes sociais.

Porém, o que muita gente não sabe é que os celulares possuem um recurso para a segurança do seu dono, que permite enviar uma mensagem de SOS para contatos pré-definidos, para que eles acompanhem a sua localização e possam te socorrer.

A ferramenta é ativada após o usuário apertar repetidamente a tecla lateral do aparelho. O dispositivo então espera 10 segundos para enviar uma mensagem de SOS que contém a localização do aparelho, um áudio rápido e até imagens tiradas pelas câmeras no momento do acionamento.

Enquanto o botão SOS não for desativado, o usuário escolhido como contato de emergência receberá atualizações sobre a localização do aparelho.

publicidade

Importante!

O teste foi realizado em um celular Samsung S20+. Em outros aparelhos Android o layout das configurações e passos podem ser diferentes. Em aparelhos iOS, o recurso funciona de uma maneira diferente.

Leia também!

Veja como ativar o botão SOS no Android

1 – Procure pela opção “Configurações” no seu smartphone;

print das configurações de um celular samsung

2 – Em seguida, busque o menu “Recursos avançados”;

print das configurações de um celular samsung

3 – Role a tela até o final e selecione “Enviar mensagens SOS”;

print das configurações de um celular samsung

4 – Ative o recurso, defina o número de vezes que o botão lateral precisa ser apertado para que a mensagem seja enviada. Em seguida, caso queira, ative as opções de anexar fotos e áudios;

print das configurações de um celular samsung

5 – Acesse o tópico “Enviar mensagens para” e selecione os contatos da sua agenda que receberão o recado caso o botão SOS seja ativado.

print das configurações de um celular samsung

Pronto! Agora você já sabe como ativar o botão SOS no seu Android e, caso ocorra alguma situação de potencial risco, já sabe como pedir ajuda disfarçadamente. Saiba também como ativar o botão de emergência no iPhone.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!