O Instagram está cumprindo a promessa de tornar a plataforma um ambiente mais saudável e está testando o recurso “Take a Break” (dê uma pausa, em tradução livre). O recurso deve começar a chegar aos usuários ainda esta semana e terá a função de estimular pausas durante o uso da rede social.

O recurso poderá ser ativado através das configurações do aplicativo e o usuário poderá escolher entre 10, 20 e 30 minutos. Depois desse tempo, o usuário será lembrado pelo próprio aplicativo que deve sair um pouco do celular e ir fazer alguma outra coisa da lista de tarefas.

publicidade

Novidade chega essa semana

De acordo com o chefe do Instagram, Adam Mosseri, a opção deve chegar aos aparelhos de alguns usuários já nos próximos dias. Estima-se que em dezembro deste ano o recurso já esteja disponível para todos os usuários.

De acordo com Mosseri, o Instagram espera receber feedbacks dos usuários sobre o Take a Break, a fim de refinar o design e o modelo das notificações do novo recurso. Por isso, os usuários podem esperar melhorias contínuas na ferramenta.

Pausa é uma sugestão

Uma delas é o fato do Take a Break não ser “mandatório”, ou seja, ele não impõe que as pausas sejam realizadas, apenas sugere que isso aconteça. Portanto, é possível que os usuários apenas cliquem em “ok” e sigam rolando a tela como se nada tivesse acontecido.

Leia mais:

Para fazer com que a pausa deixe de ser uma sugestão e passe a ser uma imposição, os usuários precisarão acessar os recursos de saúde digital, como o Tempo de Tela, do iOS ou o Bem-Estar Digital, do Android.

Contudo, um lembrete aparecendo na tela enquanto se usa o aplicativo pode ajudar a disciplinar algumas pessoas. Principalmente as que só precisam de um pequeno empurrãozinho para sair das redes sociais e realizar outras tarefas, sejam pessoais ou profissionais.

Via: Engadget

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!