O Parlamento de Portugal aprovou na última sexta-feira (5) uma nova lei que proíbe que as empresas entrem em contato com os funcionários que estão em home office após o fim da jornada de trabalho.

A decisão acontece em um momento crucial na retomada das atividades em todo o mundo. No início da pandemia de Covid-19, grande parte das empresas mandou seus funcionários para trabalharem em casa para evitar a contaminação pelo SARS-CoV-2.

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No entanto, este foi o primeiro contato de muitos funcionários e empresas com o famoso home office, dificultando a imposição de regras sobre o regime. Diversas pessoas relatam, inclusive, que o trabalho remoto é mais cansativo que o presencial, pois é mais difícil estabelecer um limite de horário para desempenhar as funções particulares e profissionais que acabam se misturando.

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Visando acabar com o problema e proteger os empregados, o governo português pode multar as empresas que descumprirem a nova lei e perturbarem os funcionários após o fim do expediente.

Home office: Portugal proíbe que chefe entre em contato com funcionário após expediente. Imagem: iStock

As empresas só poderão contatar o profissional em casos excepcionais e justificados. Além disso, obrigatoriamente, as companhias devem promover um encontro presencial a cada dois meses para evitar o isolamento dos empregados.

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No grupo de novas regras aprovadas pelo Partido Socialista, ainda existe uma obrigação das empresas em pagarem mais aos funcionários para os gastos provenientes do home office, como eletricidade e internet.

Apesar dos problemas ainda relatados em todo o mundo, profissionais da área de tecnologia enxergam o home office como uma solução para a escassez de mão de obra e preferem manter o regime de trabalho após a pandemia, de acordo com uma pesquisa feita pela GeekHunter.

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