A japonesa Subaru anunciou a chegada do SUV elétrico 4×4 Solterra ao Los Angeles Auto Show 2021, que acontecerá na próxima quarta-feira (17/11). O primeiro carro elétrico da montadora (desenvolvido em parceria com a Toyota) será vendido nos mercados ao redor do planeta a partir de meados de 2022.

Subaru de lado
Imagem: Divulgação/Subaru

Solterra é um nome escolhido pela Subaru para, nas palavras da empresa, “apreciar a mãe natureza e avançar ainda mais a forma de coexistência com ela”. Trata-se da união das palavras Sol e Terra (apesar da origem nipônica da marca, a inspiração veio dos termos conhecidos em latim, português e espanhol).

Uma questão de afinidade

destaque no farol do veículo elétrico
Imagem: Divulgação/Subaru

O SUV de cinco lugares da Subaru, com habilidades off-road, oferece um visual radical, além de ser um modelo bem semelhante ao elétrico Toyota bZ4X de sua conterrânea parceira. As diferenças mais perceptíveis estão no tratamento da grade dianteira, delineada em preto e preenchida com a cor do corpo do veículo, e nos faróis mais robustos.

Atrás, vemos com mais destaque as lanternas, em “formato de C”, bem na linha do seu irmão Toyota. Para as rodas do elétrico Solterra, a Subaru selecionou itens de 18 polegadas, havendo também opções de 20 polegadas.

publicidade
detalhe da parte de trás do EV da Subaru
Imagem: Divulgação/Subaru

Em dimensões, o EV é comparável ao crossover Forester, veículo da montadora dotado de motor a combustão. Pesando 2.020 kg, suas medidas são de 4.690 mm de comprimento, 1860 mm de largura e 1650 mm de altura.

Na parte de motorização, há um par de motores elétricos (um para cada eixo) gerando 107 cv (80 kW) cada. Combinada, a produção resultante é de 214 cv (160 kW). A força proporciona um sprint 0-100 km/h em 7,7 segundos.

carro elétrico da Subaru
Imagem: Divulgação/Subaru

Para o Japão, é esperado um modelo de entrada do Solterra com tração dianteira, tal qual há para o Toyota bZ4X. Seu motor estaria oferecendo 201 cavalos (150 kW), com um tempo de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos.

Uma bateria de íons de lítio de 71,4 kWh dá ao Subaru Solterra um alcance de aproximadamente 460 km, de acordo com a padronização japonesa. Quanto à carga, as estimativas são de cerca de meia hora para um carregamento recuperar 80% do alcance. O Solterra também terá um sistema de aquecimento para garantir um desempenho consistente da bateria em todas as condições.

Um elétrico com estabilidade aprimorada

O primeiro veículo elétrico da Subaru utiliza o sistema AWD X-Mode da empresa para uso em uma variedade de superfícies. Essa função é aprimorada pelo recurso Grip Control, que fornece estabilidade extra em velocidade também em estradas irregulares.

detalhe da parte interna do veículo Solterra
Imagem: Divulgação/Subaru

No interior do SUV, é encontrado um layout muito em sintonia com o que vemos no irmão bZ4X da Toyota. Ou seja, há um painel de instrumentos baixo, uma grande tela central sensível ao toque e um display texturizado.

Solterra visto de cima
Imagem: Divulgação/Subaru

Sendo apresentado como um carro elétrico dotado de um pacote ecologicamente correto, o Subaru Solterra é baseado na nova arquitetura EV-dedicada e-TNGA, da Toyota, e na e-Subaru Global Platform, da Subaru. O preço do SUV será anunciado próximo à sua data de venda.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.