A Kia divulgou nesta quinta-feira (11) um vídeo com novas imagens do Concept EV9, seu segundo carro 100% elétrico e autônomo depois do EV6. O lançamento oficial acontece na semana que vem, durante o Salão do Automóvel de Los Angeles.

Com design inspirado na natureza e diversos materiais reciclados utilizados em sua composição, a Kia afirma que o Concept EV9 materializa sua visão para o segmento dos utilitários. No slogan da companhia, um carro feito para um “futuro mais sustentável”.

publicidade
Renderização do Kia EV9
Kia/Divulgação

Pelas renderizações, ainda não é possível descrever com detalhes a estrutura do veículo, mas a silhueta minimalista e o formato vertical apresentam um SUV elétrico projetado para maximizar o espaço. O utilitário também parece ter um bom vão livre em relação ao solo, o que pode indicar uma tendência para o off-road.

Internamente, o painel do Kia EV9 é ocupado em grande parte por uma tela em alta resolução — descrita pela companhia sul-coreana como “exuberante e interativa”. O volante se destaca pelo formato de manche de avião, enquanto o console central não parece incluir nenhum botão de transmissão. Segundo a Kia, o plano era construir uma cabine que fosse “leve, flexível e adaptável”.

O EV9 será construído sobre a plataforma E-GMP, a mesma que sustenta o irmão EV6 e o Hyundai Ioniq 5. Ainda não há detalhes sobre a unidade de potência do carro.

Imagem interna do Kia EV9
Kia/Divulgação

Companhia promete eletrificar sua produção em 100% até 2040

No mesmo vídeo em que mostrou o teaser do Concept EV9, a Kia também anunciou que planeja completar a eletrificação de toda sua produção até 2040. Por volta de 2045, a companhia sul-coreana espera ter diminuído em 97% a emissão de gases estufa — tendo como base o ano de 2019 —, graças a um conjunto de medidas que implementará em suas operações de abastecimento, logística, produção e uso de veículos.

“A Kia está no caminho de um futuro 100% elétrico com [a presença de] 11 veículos elétricos no mercado em 2026”, disse Ho Sung-song, presidente e CEO da companhia. “Nossa linha de produtos na Europa será totalmente elétrica em 2035, seguida por outros mercados importantes em 2040.”

Em outra frente, a marca também promete trabalhar com fornecedores para reduzir o impacto ambiental dos componentes que utiliza em sua linha de montagem. No cerne do plano, está a introdução de um novo sistema de monitoramento de emissões de carbono para empresas parceiras que deverá entrar em vigor até o ano que vem.

Via Drive e InsideEVs

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!