Enquanto se aproximavam da Estação Espacial Internacional (ISS), os astronautas da missão Crew-3, que foi lançada pela Nasa na última quarta-feira (10), avistaram um estranho objeto flutuando no espaço.

Em um vídeo publicado no Twitter pelo editor-chefe do site NASASpaceflight, o piloto da Crew Dragon Endurance, Tom Marshburn, relata: “Vimos um objeto que parecia uma maçaneta retorcida, embora seja difícil dizer com a distância, em nossa câmera central, se movendo do canto interior esquerdo para o canto inferior direito de nosso ponto de vista”. Marshburn também cogitou tratar-se de uma porca.

publicidade

O Controle da Missão em solo disse à tripulação que o objeto provavelmente era inofensivo, e o resto do voo transcorreu sem problemas, com a cápsula atracando logo em seguida na ISS, de acordo com o The Washington Post

Não há nenhuma indicação do que o objeto poderia ser exatamente – embora, muito provavelmente, fosse um pedaço de lixo espacial.

publicidade

Leia mais:

ISS fez manobra evasiva antes de chegada da SpaceX Crew-3

Vale lembrar que, horas antes do lançamento da missão, a Nasa anunciou que a ISS faria uma manobra evasiva justamente para evitar uma potencial colisão com lixo espacial.

publicidade

“A equipe da ISS está monitorando um pedaço de detrito e planeja uma manobra evasiva a ser realizada seis horas antes do lançamento da missão”, disse Joel Montalbano, gerente do programa da Estação Espacial Internacional na Nasa, em entrevista coletiva no dia da decolagem.

Lixo espacial em órbita da Terra
Órbita da Terra está cheia de lixo espacial. Imagem: Dotted Yeti / Shutterstock

O detrito em questão é identificado pela Nasa como “Objeto 35114”, ou “1999-025DKS”, um resquício de um teste de armas anti-satélite realizado pela China em 2007. Na ocasião, o governo chinês disparou um míssil de capacidade suborbital contra um satélite de observação climática. A força cinética gerada pela explosão empurrou diversos destroços ao longo da órbita da Terra.

publicidade

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!