A prefeitura do Rio de Janeiro decidiu nesta sexta-feira (12) manter a exigência do uso de máscaras em locais fechados e no transporte público. No entanto, todas as outras restrições foram retiradas.

De acordo com o prefeito, Eduardo Paes, a cidade está próxima de atingir 75% da população totalmente vacinada contra a Covid-19. Essa era a meta estipulada inicialmente para a liberação total das máscaras de proteção. No entanto, a regra será mantida por enquanto.

publicidade

Uso de máscaras no Rio de Janeiro

“Acredito que até o fim desta semana, até sábado (13), a gente deva atingir a meta da terceira fase do comitê científico, em que se alcança 75% da população total vacinada. Estamos em 70% de imunização com duas doses”, disse Paes.

“Tem uma série de gatilhos previstos pelo Comitê científico. Entre elas, o fim da obrigação de utilização de máscaras em locais fechados. Eu ainda não sei se vou acompanhar o comitê cientifico. Apesar do comitê estar mandando, provavelmente a gente vai permanecer com a obrigatoriedade de utilização de máscara em espaço fechado”, completou ainda o prefeito.

publicidade

A Secretaria Estadual de Saúde do Estado determinou no fim de outubro que os municípios com 65% da população total vacinada poderiam desobrigar o uso de máscaras em locais abertos sem aglomeração. Medida que foi seguida pela prefeitura da capital.

O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, disse que com a ampliação da vacinação contra a Covid-19, o município passou a registrar um baixo número de pacientes hospitalizados com coronavírus. 

publicidade

Leia também!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!