A pandemia de Covid-19 forçou muitas pessoas a passar mais tempo dentro de casa – e para algumas delas, essa mudança se provou positiva. Na medida em que várias empresas perceberam que o home office não prejudicava a produtividade, mais pessoas poderiam optar por trabalhar de casa, e assim evitar o trânsito engarrafado da cidade ou até se mudar para regiões mais afastadas e morar em casas maiores ou mais confortáveis – e pagando menos. 

Um índice que aponta essa mudança de comportamento é o número de acessos à banda larga fixa registrado pela Anatel, que passou de 33,2 milhões em março de 2020, período que iniciou a quarentena no Brasil, para 36,3 milhões em março de 2021. E passando mais tempo em casa, as pessoas também querem tornar o seu lar um ambiente mais agradável, confortável, seguro e, por que não, mais inteligente. 

Tornar sua casa inteligente, para muitos, pode parecer algo fora da realidade, seja porque os dispositivos são caros ou por exigirem uma instalação complicada. Entretanto, a Intelbras quer desmistificar a Internet das Coisas (IoT) e ajudar os consumidores a transformar suas residências em casas inteligentes, com soluções tecnológicas acessíveis e fáceis de usar, que garantem ambientes completamente integrados e versáteis. 

linha Izy é composta pelos mais diferentes produtos inteligentes, que se integram num único aplicativo, Izy Smart, permitindo o acesso remoto, a programação de cenários e comandos de voz, utilizando smartphone ou assistentes virtuais Alexa e Google Assistente.   Assim é possível ajustar a iluminação, ligar eletrodomésticos, acionar cortinas e portões, controlar acessos com fechaduras e videoporteiros ou até transformar qualquer TV em Smart. 

Automação residencial
Automação residencial. Créditos: Intelbras

Se você quer deixar sua casa inteligente agora mesmo, o produto mais rápido e acessível é a lâmpada smart, pois você facilmente pode comprá-la por menos de cem reais, e substituir uma lâmpada tradicional da sua casa. Com uma lâmpada inteligente você verá como é confortável realizar os comandos por voz, escolher entre as 16 milhões de opções de cor, uma para cada momento, e ainda realizar acionamento remoto ou por programação, proporcionando mais segurança ao ambiente.  

A vantagem da família Izy ser escalonável, é que você pode comprar uma lâmpada ou produto de cada vez conforme sua necessidade, ou ainda a cada novo lançamento, deixando sua casa cada vez mais inteligente. 

Outra maneira muito simples de automatizar diversas funções na sua casa é inserir junto ao interruptor tradicional que você já possui, um controlador smart. Com este item, você pode acionar a iluminação do ambiente pelo interruptor, programar o horário em que o ambiente estará aceso ou apagado, realizar comandos pelo aplicativo ou por voz e ainda configurar cenários de uso, atrelados com os outros produtos smart. 

Um exemplo é, se você também tiver o Izy Connect (controle universal smart), e uma das fechaduras da linha Izy, é possível programar que quando você estiver saindo pela porta, toda a iluminação da casa será desligada assim como o ar-condicionado, são cenas como esta que tornam a sua casa realmente inteligente.  A linha Izy ainda conta com câmeras de segurança com visão noturna, sensores de abertura e de movimento que podem detectar abertura de portas e janelas e enviar alertas ao seu smartphone. 

 “Além dos itens de iluminação e segurança a Intelbras oferece os mais diversos os produtos para a casa inteligente, como o Izy Play, um dispositivo HDMI que transforma qualquer TV em smart, possibilitando o acesso do aparelho à internet e funções inteligentes via comandos de voz, bem como aplicativos como Netflix e YouTube. Ou o conector inteligente, plug and play, este item torna qualquer eletro smart. Assim se você utilizar o conector junto a sua cafeteira, você poderá programá-la para passar o café antes mesmo do despertador tocar. Com a linha Izy Intelbras sua casa inteligente vai tornar sua vida, mais pratica, confortável e segura, utilizando apenas um aplicativo”. explica Renata Voges, gerente de Energia Home Office da Intelbras. 

Para garantir que todos os dispositivos smart home estejam conectados à sua internet, é preciso dar atenção à qualidade da rede Wi-Fi. Assim a solução pode ser o roteador Twibi Giga+ da Intelbras, que conta com a tecnologia Mesh, que garante conexão com mais qualidade, permitindo conectar até 60 dispositivos. Além disso, o Twibi possui a função Assistente IoT que facilita ainda mais a configuração dos dispositivos inteligentes da sua rede. 

“A transformação digital impulsiona ainda mais o avanço da IoT no Brasil. A casa inteligente está muito mais acessível, com produtos de fácil utilização que proporcionam mais segurança e comodidade. Podemos interagir com os dispositivos por meio do smartphone, comando de voz, agendamento e também criando cenários para acionamento automático. Tudo feito pelo próprio usuário, de maneira muito intuitiva”, avalia Fabio Sebastiani, diretor de Energia da Intelbras. 

A maior parte dos produtos inteligentes são simples de instalar, mas alguns deles podem precisar de auxílio de um profissional, que poderá lhe ajudar na escolha dos produtos a serem utilizados de acordo com sua expectativa de uso, assim como na instalação.  

Para conhecer mais, acesse o hotsite Casa Inteligente, da Intelbras