O cãozinho mais intrépido dos quadrinhos está se preparando para mais uma aventura. A Nasa anunciou que Snoopy, criado pelo cartunista norte-americano Charles M. Schulz, será usado como “indicador de gravidade zero” na cápsula Orion da Artemis I, a primeira missão do programa Artemis, que tem como objetivo levar humanos de volta à Lua em 2025.

Snoopy estará vestindo uma versão em miniatura do “traje abóbora” chamado Orion Crew Survival System (OCSS), um traje de pressão projetado para proteger os astronautas dentro da cápsula. E trata-se de um traje autêntico, feito com os mesmos materiais que serão usados pelos astronautas em futuras missões tripuladas.

publicidade

Durante o vôo, que terá duração de três semanas, Snoopy deixará a Terra no topo do primeiro foguete do Sistema de Lançamento Espacial (SLS) e viajará com a cápsula Orion mais longe no espaço do que qualquer nave espacial com capacidade tripulada já voou antes.

Snoopy com traje da missão Artemis
Snoopy usará um traje de voo autêntico, feito com os mesmos materiais que serão usados pelos astronautas. Imagem: Peanuts, Inc.

Como indicador de gravidade zero, o boneco flutuará acima da “tripulação” da missão: dois torsos “fantasmas” que coletarão dados sobre radiação e condições físicas a bordo da cápsula, e um manequim instrumentado batizado de “Comandante Moonikin Campos”, batizado em homenagem a Arturo Campos, gerente de subsistemas elétricos do módulo lunar da Apollo 13, que desempenhou papel crucial no retorno seguro da tripulação à Terra após uma explosão na espaçonave a caminho da Lua.

publicidade

Snoopy será acompanhado por quatro bonequinhos (minifigs) LEGO, que serão embaladas com outras lembranças escolhidas pela NASA dentro do kit oficial de vôo Artemis I, incluindo um bico de pena usado no estúdio de Schulz, embrulhado em uma tirinha com tema espacial.

Bonecos Snoopy já foram ao espaço antes. Em outubro de 2019, uma pelúcia de 20 cm de altura foi levada à Estação Espacial Internacional em uma espaçonave de carga Cygnus, da Northrop Grumman.

publicidade

Leia mais:

Dois meses depois, uma pelúcia de 19 cm vestindo um traje espacial branco de couro sintético com um lenço vermelho e um boné de comunicações marrom (ou como a NASA chama, um “boné Snoopy”) sob um capacete de plástico transparente serviu como o indicador de gravidade zero a bordo do OFT-1, o primeiro vôo de teste não tripulado da espaçonave Starliner da Boeing.

publicidade

Snoopy também estrelou uma série animada chamada Snoopy in Space, no Apple TV+, que recentemente foi renovada para uma segunda temporada. O Astronauta Snoopy da Artemis I é considerado único devido à natureza autêntica do traje de voo, e representa o mais recente esforço da Peanuts Inc. e da NASA para envolver e educar as famílias sobre a exploração espacial.

“Meu pai sentiu que sua associação com a NASA via Peanuts era um dos dois aspectos mais importantes de sua vida – o outro era seu serviço na Segunda Guerra Mundial!” disse Craig Schulz, filho do cartunista. “Estou absolutamente emocionado que Peanuts desempenhará um papel contínuo na exploração do século 21 da NASA com a participação de Snoopy na missão Artemis I”.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!