O site de notícias britânico Autocar acaba de retirar a notícia de que a Audi teria comprado a Volkswagen.

A notícia havia sido primeiro divulgada como um rumor da indústria pelo site de notícias alemão Automobilwoche, que ainda hoje discutia uma disputa pela marca. Após isso, a Audi chegou a negar a compra.

O meio britânico Autocar, havia cravado com todas as letras que uma fonte dentro da McLaren havia confirmado que a Audi havia, de fato, comprado a empresa. Minutos após isso, a McLaren se pronunciou publicamente, chamando a matéria de “altamente imprecisa”.

“A estratégia de tecnologia da McLaren sempre envolveu discussões recorrentes e colaboração com parceiros relevatnes e fornecedores, incluindo outras montadoras, mas não houve mudança na estrutura de propriedade do Grupo McLaren.”

publicidade

Audi, McLaren e Fórmula 1 da Volkswagen

A McLaren andava mal das pernas, necessitando refinanciar £ 500 mi (R$ 3,6 bi) em dívidas. Mês passado, o CEO Mike Flewitt pediu demissão após oito anos na direção – não sendo claro se isso tem alguma relação com a suposta compra.

Se a compra tivesse sido confirmada, a Audi se tornaria dona de duas supermarcas: Lamborghini, que controla desde 1998, e McLaren. O grupo Volkswagen como um todo estaria na quinta supermarca: além da Lamborghini, também é dono da Bugatti, Bentley e Porsche. A VW tem por estratégia o controle total: todas essas marcas, sem exceção, são com 100% das ações, e provavelmente seria o caso também da McLaren.

A incorporação teria aberto caminhos para troca de tecnologia entre as subsidiárias do grupo. A McLaren tem um programa de eletrificação para supercarros, o que poderia ser útil para a Lamborghini, ainda usando motores a combustão (salvo uma brincadeira retrô com o Countach).

Talvez essas discussões tenham levado ao boato (se é que não é simplesmente uma questão de timing e o negócio, no fim das contas, acabe confirmado).

A motivação mais forte apontada pelos insiders é que o Grupo Volkswagen queria um time de Fórmula 1 para chamar de seu.

Atualização em 15/11/2021 às 10h48: a Autocar retirou a matéria.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!