Nesta segunda-feira (15), o Twitter anunciou que irá aumentar o acesso aos dados da rede social para ajudar desenvolvedores de softwares na criação de ferramentas e produtos que possam proporcionar mais segurança às conversas online e selecionar conteúdos.

Segundo Amir Shevat, diretor global de relacionamentos com start-ups do Twitter, a medida é parte de seus esforços crescentes desde o último ano para descentralizar a empresa, com o objetivo de fornecer aos usuários mais controle sobre o que veem em no feed, além de novas maneiras de compartilhar conteúdo no site.

Leia mais:

Esforço do Twitter e outras redes sobre controle de conteúdo

Conforme ressalta a Agência Brasil, a iniciativa de aumentar o acesso de desenvolvedores acontece enquanto o microblog, a Meta e outras empresas de redes sociais enfrentam uma pressão global sobre como seus algoritmos favorecem certos tipos de conteúdo, em especial a circulação de desinformação ou discurso de ódio.

publicidade

A partir de agora, desenvolvedores poderão acessar dados em até 2 milhões de tuítes mensalmente por meio da interface de programação do Twitter (API), de forma gratuita. Em comunicado à imprensa, a empresa afirma que está removendo as restrições de sua política de desenvolvedor sobre “como você constrói com os recursos principais do Twitter e limita o número de usuários aos quais você pode oferecer suporte por meio de seu aplicativo”.

Twitter anunciou medidas importantes que beneficiam desenvolvedores de aplicativos. Imagem: Konstantin Savusia – Shutterstock

Segundo Shevat, a nova política deixará claro o que é permitido e tornará mais fácil para os desenvolvedores competirem com o Twitter de maneiras sem precedentes.

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!