A Honda revelou que está testando a segunda geração do seu AWV — um robô e veículo autônomo de trabalho — em uma fábrica de painéis solares, no Novo México, Estados Unidos.

O carro elétrico, desenvolvido em uma parceria entre a montadora japonesa e a empresa de engenharia Black & Veatch, é designado para ambientes industriais pesados e pode andar sozinho ou ser pilotado remotamente, até mesmo em trechos off-road.

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robôs autônomos da honda andando em área de construção
Imagem: Divulgação/Honda

Na inauguração, diversos AWVs estavam em operação, em funções de reboque de trailers, transporte de água, suprimentos e outros materiais de construção por uma área de aproximadamente 4 mil quilômetros quadrados.

Se isso tudo parece muita areia para o caminhãozinho deste irmão distante do Wall-E, bem, pense duas vezes: o AWV possui força suficiente para rebocar até 750 kg e transportar quase 400 kg.

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Protótipo de veículo autônomo navega com LiDAR e mapeamento digital

Para estabelecer uma rota precisa para o veículo autônomo de trabalho, a Honda fez um escaneamento em larga escala da área de construção, permitindo que os engenheiros criassem os pontos de navegação para cada um dos AWVs.

sensores LiDAR dos robos autônomos da honda
Imagem: Divulgação/Honda

Para fazer a distinção entre estes pontos, o robô utiliza uma gama de sensores LiDAR, GPS e radar, além de câmeras externas para os momentos de pilotagem remota. Segundo a Honda, no momento o veículo possui alcance de até 45 km, e consegue rodar até oito horas com carga única.

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No momento, os AVWs estão em fase de protótipo, colhendo dados de performance antes de receberem encaminhamento para o mercado. A Honda ainda não anunciou planos de comercialização do seu veículo autônomo de trabalho.

Imagem: Divulgação/Honda

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