O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (16) que vai reduzir o intervalo para a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para todos os adultos. Agora, é possível tomar a dose extra cinco meses depois de ter recebido a segunda dose (no caso da Janssen o critério muda).

Outra mudança é que agora a dose de reforço está liberada para qualquer pessoa com mais de 18 anos. Antes, apenas maiores de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde podiam receber. A pasta ainda informou que não vai ter um calendário com faixa-etária para a dose extra.

publicidade

“Graças às informações que temos dos estudos científicos, nós decidimos ampliar a dose de reforço para todos acima de 18 anos que tenham tomado a segunda dose há mais de cinco meses”, disse o ministro Marcelo Queiroga.

Intervalo para dose de reforço reduzido

“Acima de cinco meses da segunda dose, independentemente da idade, já se pode buscar a sala de imunização”, completou ainda. O ministro ainda disse que a preferência é que a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 seja com o imunizante da Pfizer, mas que podem ser usados outros.

publicidade

“É preferencial que a dose adicional seja com uma vacina diferente. No Brasil usamos a Pfizer, mas em um eventual desabastecimento pode ser usada outra plataforma”, disse Queiroga.

No entanto, quem tomou a dose única da Janssen, vai receber o reforço do mesmo imunizante.” Quem tomou a Janssen completará o esquema vacinal. Embora seja de dose única, compete a nós as definições. A pessoa tomará duas doses, em um intervalo de dois meses”, afirmou ainda Rosana Leite de Melo, secretária do ministério.

publicidade

Leia também!

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!