A Microsoft e a Qualcomm deram um importante passo no desenvolvimento de aplicativos baseados em arquitetura ARM para Windows. As empresas estão se juntando para lançar o kit de desenvolvimento ECS Liva Mini Box QC710 Desktop – um mini PC baseado nos chips Snapdragon e vendido por apenas US$ 219 (R$1.191) pela própria Microsoft.

Uma dificuldade encontrada entre os desenvolvedores de aplicativos para Windows é o custo de testes de uma plataforma ARM. Até então, os interessados em programar para esta arquitetura tinham que desempenhar uma boa quantia em dispositivos como os laptops Surface – o que nem sempre justifica o investimento. No entanto, com a chegada dos kits de desenvolvimento, a tarefa ficará mais fácil.

publicidade

De acordo com as fabricantes, o QC710 é equipado com um Snapdragon 7C Compute SC7180 de primeira geração da Qualcomm. O chip conta com 4GB de RAM e 64 GB de memória para armazenamento, além de portas de expansão, incluindo conexões USB 2.0 Type-A, HDMI, USB3.2, Gen 1 Type -A, USB Type-C e um slot para cartões microSD. Segundo a Microsoft, o dispositivo já vira compatível com o Windows 11.

Na prática, o dispositivo está longe de ser um computador de última geração e não competirá com outras iniciativas baseadas em ARM como os chips M1 da Apple, mas servirá como uma importante ferramenta para os avanços da tecnologia em desktops.

Leia mais:

Por que é importante investir em tecnologia ARM?

Diferentemente dos processadores baseados em arquitetura X86, que exigem componentes offboard em sua placa mãe. Os chipsets baseados em arquitetura ARM adotam o formato SoC – System on a Chip que permite a construção de um ecossistema inteiro a partir de um único chip.

Além de agregar espaço, tornando os dispositivos cada vez menores – o que fez da tecnologia o padrão da indústria de smartphones – a arquitetura ARM também tem alcançado um alto desempenho para tarefas pesadas. No caso da Apple, por exemplo, o novo MacBook Pro com chip M1X provou ser quase duas vezes mais potente que as gerações anteriores.

Além da Apple, atualmente são poucas as ofertas de chips ARM no mercado de computadores, se limitando apenas a alguns modelos de Chromebooks e aos laptops Surface da Microsoft.

O ECS Liva Mini Box QC710 Desktop pode ser comprado diretamente pelo site oficial da Microsoft, nos Estados Unidos. O dispositivo também pode ser uma alternativa para desenvolvedores de aplicações iOT – batendo de frente a outros dispositivos do mercado como os minicomputadores Raspberry.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!