Neste domingo (14), aconteceu o GP São Paulo de Fórmula 1 e, pela primeira vez, a transmissão ficou a cargo da Band.  Para isso, a emissora contou com a ajuda da TVU Networks, empresa que oferece soluções integradas para transmissões de vídeo streaming.

“Para a cobertura completa da Fórmula 1, o Grupo Bandeirantes optou pela produção remota do conteúdo ao vivo. No autódromo, instalamos o TVU RPS, um encoder de vídeo multicanal que possibilita a transmissão de várias fontes de vídeo sincronizadas, solução desenvolvida especialmente para a produção remota de eventos ao vivo. Esses sinais eram recebidos na central de recepção da Band e reproduzidos com os recursos locais, sem a necessidade de deslocar uma unidade móvel para Interlagos”, explica Eduardo Mune, diretor de vendas da TVU Networks no Brasil.

publicidade

“Toda a estrutura foi pensada para que a Band tivesse acesso a todas as fontes de vídeo possíveis da cobertura do evento, com redução da quantidade de equipamentos, mantendo a qualidade que a Band sempre apresenta. Desta forma, cremos que foi assertiva a decisão de utilizar o RPS, permitindo assim, promovermos uma estrutura idealizada, com custo reduzido e com melhor gestão operacional”, disse Thiago Perell, Diretor de Engenharia e Tecnologia da Band.

Para o GP São Paulo de Fórmula 1, a Band preparou uma cobertura especial e transmitiu os treinos classificatórios, a corrida e o pós-evento. Tudo foi transmitido graças ao sinal direto do autódromo, fornecido pela TVU. Segundo a emissora, Não houve a necessidade de métodos de produção tradicionais, que demandam o envolvimento de mais profissionais e consequentemente custos maiores.

GP São Paulo de F1
Imagem; Divulgação/Band

Novidades do GP São Paulo de Fórmula 1

Além da Band, outra novidade do GP São Paulo de Fórmula 1 foi a transmissão no canal do Gaulês, na Twitch. Essa foi a primeira vez que uma corrida de F1 foi transmitida por um streamer do Brasil.

“Hoje anuncio que somos o primeiro canal da um streamer a transmitir oficialmente com imagens a Fórmula 1 em seu próprio canal da Twitch! Amanhã e domingo a Tribo terá uma cobertura completa do F1 Sprint e o Grande Prêmio de São Paulo! O impossível não existe”, escreveu o streamer, em sua conta oficial no Twitter, antes do evento.

Há dois anos, o Grande Prêmio do México foi exibido no canal oficial da competição na plataforma, mas apenas para seis países europeus, de acordo com o site Start: Alemanha, Dinamarca, Luxemburgo, Noruega, Suécia e Suíça.

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!