A Toyota revelou nesta semana seu primeiro carro 100% elétrico, o bZ4X, no Salão do Automóvel de Los Angeles, nos Estados Unidos. A chegada do SUV ao mercado americano marca o início de uma linha global de veículos movidos a bateria batizados de “bZ” (“além de zero”), em uma alusão à meta de zero emissões de carbono. As vendas começam no ano que vem.

“O bZ4X chega ao mercado no momento certo, pois estamos expandindo nossa linha de produtos eletrificados já abrangente”, disse o vice-presidente de marketing da Toyota, Mike Tripp. “Como uma empresa centrada no ser humano, a Toyota segue comprometida em oferecer aos clientes um portfólio diversificado de produtos para atender às suas necessidades individuais e nos encaminhar a um futuro neutro em carbono.”

Visão lateral do Toyota bZ4X
Visão lateral do Toyota bZ4X (Toyota/Divulgação)

Com uma bateria de 64 kWh, o Toyota bZ4X promete fornecer até 402 km de autonomia por carga no modelo com tração dianteira. Na variante mais potente, com tração 4×4, o alcance deve cair um pouco, mas a montadora japonesa ainda não revelou detalhes sobre essa versão.

Em termos de propulsão, o motor do SUV elétrico fornece 201 cavalos de potência na versão padrão (XLE). Já na versão premium (Limited), são dois motores elétricos de 80 kW que somam em torno de 215 cavalos de potência. De acordo com a fabricante japonesa, o modelo em sua configuração mais cara vai de 0 a 100 km/h em 7s7, o que o coloca em confronto com o Volkswagen ID.4, que obtém uma aceleração semelhante na versão Pro Performance.

publicidade
Espaço interno do Toyota bZ4X
Espaço interno do Toyota bZ4X (Toyota/Divulgação)

Irmão gêmeo do Subaru Solterra

Internamente, o bZ4X oferece um design de painel mais futurista do que outros modelos da Toyota, com um display digital, uma larga tela touchscreen de infoentretenimento e um console central entre os dois assentos dianteiros. O teto panorâmico oferece ainda uma sensação de “receptividade”, segundo a montadora, e traz o ambiente externo para dentro do veículo.

Primeiro carro a ser construído na plataforma e-TNGA, compartilhada com a Subaru (o Solterra, aliás, nada mais é que uma versão alternativa do modelo), o Toyota bZ4X ainda não teve seu preço divulgado. Especula-se, porém, que o carro saia no ano que vem por volta de US$ 37 mil (o equivalente a cerca de R$ 206 mil, sem taxas de importação).

Toyota bZ4X
Visão frontal da Toyota (Toyota/Divulgação)

Via Electric Cars Report e Car and Driver

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!