Apesar de ilegal em muitos aspectos, a emulação de jogos antigos é o que mantém boa parte de memória da história dos videogames viva. Muitos jogos já não estão disponíveis para compra, ou contam com seus direitos em disputa, e só podem ser jogados via emulação. Em entrevista ao site Axios, O chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, defendeu que a indústria de jogos trabalhe mais para encontrar um meio de tornar a emulação algo legal, a fim de preservar melhor os games mais antigos.

“Minha esperança (e acho que devo apresentá-lo dessa forma a partir de agora) é como uma indústria em que trabalharíamos em emulação legal que permitisse que o hardware moderno rodasse qualquer (dentro do razoável) título mais antigo, permitindo que as pessoas jogassem qualquer jogo”, comentou o executivo.

publicidade
história dos videogames xbox phill spencer
Phill Spencer, atual chefão do Xbox. Imagem: Microsoft/Divulgação

Dentro da sua empresa, Spencer vem de fato trabalhando nisso. O Xbox One já contava com retrocompatibilidade de jogos do Xbox original e do Xbox 360 – funcionalidade que foi herdada pelos Xbox Series X|S. Ao todo, 632 jogos do Xbox 360 já foram tornados compatíveis com a geração atual, e outros 63 do primeiro console da Microsoft.

Leia também:

Durante as celebrações do 20º aniversário do Xbox, foram anunciados mais 76 títulos antigos que estariam voltando para os usuários De acordo com a Microsoft, este seria o lote final de novos títulos compatíveis com versões anteriores “devido ao licenciamento, direitos e restrições técnicas”. O Xbox 360 teve, ao todo, 2.154 lançamentos em seu tempo de vida, enquanto o Xbox teve 997.

“Acho que, no final, devemos dizer: ‘ei, qualquer pessoa deve poder comprar qualquer jogo ou possuir qualquer jogo e continuar a jogar’. Isso deve ser um grande norte para nós como indústria”, comentou Spencer.

Via: Axios, Games Industry

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!