Em 2020, o natal foi bem diferente com as restrições impostas pela pandemia da Covid-19, filas e aglomerações foram evitadas em muitos lugares. Mas esse ano, com a flexibilização das medidas, é esperado que os comércios voltem a encher durante as festas de fim de ano. Por conta disso, o Google anunciou um modo do Maps que promete ajudar os consumidores a evitarem filas no período.

A Area Busyness vai permitir que os consumidores notifiquem se há fila em um estabelecimento e ainda o movimento em salões de beleza, lojas, restaurantes e outros tipos de espaços comerciais. O aplicativo já conta com um modo para medir a média de lotação de um local, mas esse novo sistema promete ser mais específico com as filas em tempo real.

publicidade

Google evitando filas

De certo modo, o recurso é semelhante ao presente no próprio Google Maps para medir acidentes que causam grandes filas de carros no trânsito, mas agora voltado para o comércio. Nos últimos anos, o aplicativo vem se aprimorando para atender seus mais diferentes públicos.

“Digamos que você não seja fã de multidões – basta abrir o Google Maps para ver lugares que você deve evitar, como a área perto de uma feira com filas durante o feriado. E se você estiver viajando e quiser conhecer algumas das áreas mais populares da cidade, poderá facilmente identificar quais bairros são animados”, disse o Google no anúncio.

publicidade

A empresa ainda explica que o Area Busyness vai ser combinado com as outras informações sobre o local, então também é possível saber a média de ocupação daquele ambiente em dias e horários específicos da semana. O Google não deu uma data específica, mas disse que a função chega globalmente antes dos feriados de fim de ano, a tempo de ajudar com as filas.

publicidade

Ainda para ajudar nas compras, o Google está adicionando mapas dentro dos shoppings, que indicam onde estão as lojas e comércios lá dentro, auxiliando o usuário a se locomover. Ainda não tem previsão de quando essa função vai chegar no Brasil.

Leia também!

publicidade

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!